Clique aqui e veja as últimas notícias!

EXCLUSIVO

Tudo sobre os testes da vacina britânica contra a Covid-19 no Brasil

Investigadora principal do projeto respondeu perguntas do Correio do Estado
09/06/2020 00:01 - Ricardo Campos Jr


Os testes da vacina britânica da Covid-19, que serão feitos no Brasil, estão previstos para começar em julho. A tradição e relevância internacional do programa de imunização do País pesaram na escolha para sediar a última fase de estudos da substância desenvolvida na Universidade de Oxford.

A investigadora principal do projeto na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é Lily Weckx, professora da disciplina de infectologia pediátrica do curso de Medicina da instituição. Ela respondeu com exclusividade perguntas feitas pelo Correio do Estado, deu detalhes sobre como funciona o produto e de que forma o ensaio será conduzido.

QUEM VAI PARTICIPAR?

Serão recrutados dois mil voluntários, apenas no Rio de Janeiro e São Paulo. Os candidatos devem ter o seguinte perfil: homens e mulheres entre 18 e 55 anos que trabalhem na linha de frente no combate ao novo coronavírus ou que sejam funcionários dos hospitais que atendam pacientes contaminados e por isso estejam expostos à doença.

“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos em radiologia, fonoaudiólogos, pessoal de limpeza, porteiros, seguranças e motoristas de ambulância”, explicou Lily.

Outro fator importante: ninguém pode ter sido contaminado com a Covid-19 previamente, então testes sorológicos serão feitos nos participantes, se os anticorpos forem identificados no organismo, a pessoa não poderá seguir adiante.