Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

UCDB suspende aulas e demais universidades decidem medidas nesta segunda

Reitores querem unificar estratégias de enfrentamento ao coronavírus
15/03/2020 17:06 - Glaucea Vaccari , Natalia Yahn, Yarima Mecchi


 

Por conta da pandemia do novo coronavírus e dos dois primeiros casos confirmados em Mato Grosso do Sul, instituições de ensino já começam a tomar medidas para tentar frear o avanço do vírus no Estado. Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) decidiu por suspender as atividades acadêmicas presenciais a partir desta segunda-feira (16), com aulas sendo mantidas via Educação À Distância (EAD) para garantir o cumprimento do calendário acadêmico. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Uniderp e Unigran Capital informaram que as aulas estão mantidas e reunião será realizada nesta segunda-feira (16) para definir estratégias de enfrentamento.

Para definir quais procedimentos serão adotados nas universidades para a prevenção do coronavírus, haverá reunião com o Governo do Estado e reitores da UFMS, UCBD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Uniderp e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pelo Estado, participam os secretários estaduais de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, e o da Saúde, Geraldo Resende.

Conforme o reitor da UFMS, Marcelo Turine, é necessária uma estratégia para seguir os procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministérios da Saúde e Educação, além de alinhamento com o governo estadual e municipal.

“A situação necessita de decisões consensuais e uma somatória de esforços quanto à imensa preocupação da continuidade das atividades letivas. Precisamos ter uma uniformidade das decisões para tranquilizar nossa comunidade universitária de que estamos tendo todo o cuidado nesse momento tão difícil para o nosso estado e país, em decorrência de um panorama que atinge todo o mundo”, afirmou.

Atualmente, as instituições de ensino superior já têm adotado medidas de prevenção e contenção do coronavírus, com implementação de Comitês Operativos de Emergência do Covid-19 e definição de protocolos e notas técnicas com orientações para profissionais, técnicos e estudantes.

Entre estas medidas estão o cancelamento de eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de pessoas, cancelamento de viagens nacionais e internacionais a serviço, disponibilização de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinete, proibição de frequentar o campus a alunos e funcionários que retornarem de áreas de risco, entre outros.

Na UCDB, além do suspensão das aulas do dia 16 ao dia 31 de março, também foram suspensas atividades do curso de idiomas e do Museu das Culturas Dom Bosco, atendimentos dos projetos e laboratórios de extensão e missas na Paróquia Universitária Dom Bosco, sendo mantidos os atendimentos nas Clínicas-Escola, no Hospital Veterinário, Central de Atendimento e Biblioteca.

 

Confira na íntegra a nota da Uniderp
A Uniderp informa que segue as orientações do Ministério da Saúde e, por isso, até o momento as aulas estão mantidas. A instituição segue acompanhando a evolução do cenário e está orientando alunos e colaboradores em relação às medidas preventivas. A unidade reforça que não medirá esforços para preservar o bem-estar de todos e, se o caso evoluir, fechará suas unidades pela segurança dos alunos, professores e funcionários.

 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!