Clique aqui e veja as últimas notícias!

TEMPO

Última semana do verão será típica da estação em Mato Grosso do Sul

Previsão é de predomínio de sol e calor, com pancadas de chuva durante o dia
14/03/2021 18:01 - Glaucea Vaccari


A última semana do verão, que termina no dia 20 de março, deve ser típica da estação em Mato Grosso do Sul, oscilando entre períodos de sol e pancadas de chuva.

De acordo com previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), desta segunda (15) até sexta-feira (19), deve haver aumento das áreas de instabilidade.

Dias devem ter períodos de céu nublado a parcialmente nublado, com grande volume de chuva e altas temperaturas.

Últimas notícias

As condições são típicas do verão, estação caracterizada por temperaturas elevadas, no solo e no ar, que favorecem as mudanças rápidas nas condições do tempo. 

Pancadas de chuva rápidas e de forte intensidade são comuns durante o período, principalmente à tarde, associadas a trovoadas e rajadas de ventos.

Para esta semana, maiores volumes de chuva estão previstos para os municípios das regiões sudeste, centro e norte do Estado, onde são esperados até 100 milímetros acumulados.

No primeiro dia da semana, nesta segunda-feira (15), há três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vigentes para todo o Estado, sendo dois de tempestades e um de chuvas intensas.

Conforme o Inmet, deve haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. 

Por conta das condições climáticas, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Quando há previsão de tempestades, a Defesa Civil emite um alerta climático para os celulares cadastrados no sistema.  

Quem desejar receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Apesar das chuvas, o calor continua predominando. No último sábado, nove cidades do Estado ficaram entre as 20 que registraram as maiores temperaturas do País, sendo Itaporã (37,1°C), Jardim e Rio Brilhante (36,6°C), Laguna Carapã (36,5°C), Nova Alvorada do Sul (36,4°C), Bonito (36,4°), Itaquiraí (36,3°), Bela Vista (36,1°C) e Iguatemi (36°C).

Em Campo Grande, temperaturas devem oscilar entre 20°C e 32°C durante a semana, com períodos de abertura de sol e pancadas de chuva.

As maiores temperaturas estão previstas para os municípios da região oeste. Corumbá pode registrar 37°, com mínima de 23°C.

A umidade relativa do ar fica entre 45% a 90% no Estado.

No sábado (20), começa o outono, que costuma ser marcado por pouca chuva, período de estiagem e declínio das temperaturas.