Clique aqui e veja as últimas notícias!

EXAME NACIONAL

Último dia do primeiro Enem digital

O novo método de aplicação da prova faz parte de mudanças que estão sendo estudadas pelo MEC
07/02/2021 12:35 - Gabrielle Tavares, Thais Libni


O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), digital se encerra hoje (07) de fevereiro, os participantes terão cinco horas para resolver 90 questões.  

Participantes de 104 cidades farão a prova neste domingo, em computadores com acesso somente ás provas. 

Os candidatos não têm acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões.  

Últimas Notícias

Será possível selecionar qual dos cadernos será resolvido. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo.  

Os portões abriram às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova de hoje termina às 18h30.

Rogers Américo foi o primeiro candidato a chegar em um dos polos de aplicação da prova. Com 39 anos, o homem relata que já faz faculdade, mas que esta realizando o exame para conseguir uma melhor nota de corte para  tentar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). 

"Faço Medicina Veterinária, e espero melhoras minha nota para conseguir uma bolsa de estudos",disse.  

Na opinião do participante o enem digital é muito interessante e mais prático," você vê uma questão por vez, isso é bom porque você consegue focar bem no enunciado e responder corretamente, a tela não é muito clara, então a gente não corre o risco de cansar a visão, para os dias atuais é muito melhor", informou.  

No último domingo, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Durante a prova os participante recebem um código que precisam digitar na tela ante de começarem a fazer a prova e quando finalizam.  

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 30 mil candidatos fizeram o Enem digital no primeiro dia de aplicação, o que corresponde a aproximadamente 32% do total de 93 mil inscritos.

A aplicação da prova digital faz parte do plano de modernização do exame. A intenção é que o exame seja totalmente digital até 2026. 

Cuidados

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Eles deverão permanecer de máscara, cobrindo o nariz e a boca, durante toda a aplicação do exame.  

Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

O Inep vai divulgar os cadernos de provas do Enem digital logo após o fim da aplicação, como ocorreu no primeiro dia do exame. Eles estarão disponíveis no site do Inep, onde poderão ser baixados.  

Assine o Correio do Estado