Cidades

Cidades

Um milhão e meio de brasileiros consomem maconha diariamente

Um milhão e meio de brasileiros consomem maconha diariamente

agência brasil

01/08/2012 - 15h27
Continue lendo...

Os brasileiros, entre adultos e adolescentes, que consomem maconha diariamente somam 1,5 milhão, aponta estudo divulgado hoje (1º) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) revela ainda que 7% da população adulta já experimentou a droga em alguma fase da vida, o que equivale a 8 milhões de pessoas. Entre adolescentes, 600 mil tiveram contato com a maconha.

Dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhão. Entre os adolescentes, os índices de dependência alcançam 10% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, o Brasil não está entre os países com os maiores índices de consumo da droga. Enquanto, a média é 3%, o índice chega a 5% na Europa e 10% nos Estados Unidos. No entanto, ainda conforme a pesquisa, as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais na América Latina possam ser subestimados, "uma vez que o volume de maconha apreendido no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é um grande fornecedor de nenhuma região."

Foram entrevistadas 4.607 pessoas em 149 municípios, com idade a partir de 14 anos. A amostragem, de acordo com os coordenadores do estudo, é representativa. Diferente da primeira pesquisa, feita em 2006, os entrevistados no atual levantamento responderam a um questionário sigiloso sobre consumo de drogas.
Para o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, um dado preocupante é a proporção entre usuários adultos e adolescentes. Em 2006, existia um adolescente para cada adulto que usa maconha. Em 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescente por adulto. Em 62% dos casos, os usuários experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos.

“Se as leis ficarem mais frouxas em relação ao uso da maconha, o maior prejudicado vai ser o adolescente. Qual vai ser o impacto em relação à saúde mental desses adolescentes? É isso que os dados nos alertam. A pessoa que já é usuária não vai mudar o padrão de consumo. Quem pode mudar o padrão de consumo, de acordo com a nossa atitude legislativa, é o adolescente”, avalia.

Os entrevistados também foram questionados sobre a legalização da maconha no país. A maioria (75%) é contrária, ante 11% favoráveis. Os dados reunidos no Lenad irão possibilitar, posteriormente, a avaliação do consumo de outras drogas, como o crack.

Morte do Papa

Funeral de Papa Francisco será no sábado; saiba como acompanhar

Pontifíce faleceu devido a um derrame após ter enfrentado um quadro de pneumonia bilateral no início do ano

22/04/2025 10h30

Papa Francisco

Papa Francisco Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, com início às 10h (horário local de Roma, 5h da manhã em Brasília).

A cerimônia, que seguirá o rigoroso protocolo estabelecido no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, será marcada por homenagens históricas e a presença de líderes mundiais.

Cronograma

  • Quarta-feira (23/4): O corpo do papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta, onde residia, para a Basílica de São Pedro, às 9h (horário local). A procissão passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protormártires Romanos e entrará na basílica pela porta central. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá um momento de oração antes da abertura do período de visitação pública ao corpo do pontífice.

  • Sábado (26/4): Às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao papa falecido. Após a missa, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram as exéquias.

  • Sepultamento: Em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento. Francisco será o primeiro papa em mais de 350 anos a ser enterrado neste local, atendendo a um pedido expresso em seu testamento. O túmulo ficará entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, com a inscrição simples: "Franciscus".

Como acompanhar

A cerimônia será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo Vaticano. Fiéis de todo o mundo poderão acompanhar a despedida do pontífice pela internet e pela TV. Veja:

Presença de líderes mundiais

O funeral deve reunir cerca de 200 chefes de Estado e de governo, além de líderes religiosos de diversos países.

Entre os confirmados estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Morte do Papa

Papa Francisco morreu, na última segunda-feira (21), aos 88 anos após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível.

Francisco permaneceu internado por 38 dias no início deste ano, após ser hospitalizado em 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios que evoluíram para uma pneumonia bilateral. O quadro clínico foi considerado complexo, exigindo tratamento intensivo com antibióticos e corticoides. 

Durante a internação, o papa também precisou de transfusões de sangue em razão de uma queda significativa no número de plaquetas, condição conhecida como plaquetopenia, associada à anemia.

No decorrer do período hospitalar, Francisco chegou a ser avaliado como estando em condição clínica delicada, apresentando sinais iniciais de insuficiência renal leve, que foi controlada com acompanhamento médico rigoroso. 

Embora tenha apresentado alguma melhora, os médicos mantiveram o quadro como "reservado", indicando que a recuperação era incerta e demandava cuidados intensivos e contínua observação.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime

Crime aconteceu no domingo (20), quando a vítima de 32 anos foi atingida por diversos disparos em frente a uma residência, no bairro Aero Rancho

22/04/2025 10h15

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 21 anos foi preso por suspeita de homicídio qualificado, a ação fez parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, e aconteceu na noite desta segunda-feira (21) pelos policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros - GARRAS, em diligências com a Força Tática do 10º Batalhão de Polícia Militar de Campo Grande.

Segundo informações, o suspeito teria assassinado Ezequiel Euzébio Olégario Marques, de 32 anos, na tarde de domingo (21) dentro de um Volkswagen Gol preto, no bairro Aero Rancho, estacionado em frente a uma residência. 

Na ocasião, a vítima foi surpreendida por um homem que desceu do carro como passageiro, vestindo casaco preto e calça jeans, nesse momento o suspeito se aproximou do veículo e efetuou os disparos que atingiram o rosto da vítima.

A partir de então, diligências ininterruptas foram realizadas, resultando na prisão do suspeito exatamente quando ateava fogo em peças de roupa utilizadas para a prática criminosa, além de uma placa de motocicleta furtada.

O suspeito foi encaminhado ao GARRAS, quando foi formalizada sua prisão em flagrante delito pela prática, em tese, do crime de homicídio qualificado. A manutenção da prisão do suspeito será alvo de análise pelo Judiciário e Ministério Público, em sede de audiência de custódia.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).