Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REFORÇO

União habilita 77 novos leitos de UTI para Covid-19 em MS

Somente o Regional poderá ativar 37 unidades de terapia intensiva
20/05/2020 11:30 - Ricardo Campos Jr


O Governo Federal habilitou 77 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivamente para atender pacientes com Covid-19 em vários hospitais de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (20). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo para divulgação do avanço da doença.

A Santa Casa de Campo Grande poderá colocar em funcionamento dez unidades de atendimento para pacientes críticos adultos.

 
 

Já o Hospital Regional, referência estadual para o tratamento do novo coronavírus, receberá 37, dos quais três são destinados a crianças e 34 para adultos.

Em Dourados, o Hospital Evangélico poderá operacionalizar 10 UTIs para adultos. O Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foi autorizado a colocar em funcionamento cinco leitos adultos. O Hospital da Vida vai ativar 10 e o Santa Rita, cinco.

A formalização é necessária para que o poder público receba as verbas federais para custeio das unidades. Os valores mensais para que todas elas recebam pacientes é de R$ 3,696 milhões.

PANDEMIA

Hoje, onze pessoas necessitam de cuidados intensivos no Estado, cinco pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e três na rede privada. Outros 19 pacientes ocupam leitos clínicos, dez públicos e sete particulares.

Existem ainda três sul-mato-grossenses internados em São Paulo (dois em UTIs e um em leito clínico, todos na rede privada), um sem gravidade em Alagoas e outro em uma UTI pública do Mato Grosso.

Já são 693 pessoas contaminadas no Estado, das quais 390 se recuperam em casa e 259 foram declaradas curadas da doença.

Mato Grosso do Sul somou hoje a 17ª morte pela Covid-19. A paciente era de Campo Grande, tinha 83 anos e sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, pressão alta, obesidade e doença cardíaca.

Guia Lopes da Laguna, epicentro da doença em Mato Grosso do Sul, teve 13 novos casos confirmados nas últimas 24 horas e saltou para 118 a quantidade de contaminados naquele município.

A Capital teve seis novos pacientes positivos para o novo coronavírus, somando 194 confirmações.

 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...