Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

HIGIENIZADOR

Universidade aproveita laboratórios sem aulas para fabricar álcool em gel

Por conta do estado de calamidade causado pelo coronavírus, aulas estão sendo EAD
20/03/2020 12:00 - Ricardo Campos Jr


 

Profissionais do curso de Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) aproveitaram que os laboratórios estão vagos com a suspensão das aulas presenciais, motivadas pelo avanço do novo coronavírus, e começaram a fabricar álcool em gel.

O higienizador será primeiramente distribuído aos funcionários que ainda estão circulando pelo campus e depois doado aos usuários da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) que funciona na instituição.

Com isso, segundo a assessoria de imprensa, a universidade se torna autossustentável com relação ao produto. Desde que o surto foi anunciado mundialmente, dispensadores de álcool em gel foram instalados nas salas de aula e desde então já foram consumidos mais de 100 mil litros.

A doutora em Química professora da UCDB Geisa Helmold Aspesi alerta que a matéria-prima usada na fabricação é vendida exclusivamente a profissionais por casas especializadas e pede à população que não se renda às receitas caseiras que têm sido divulgadas pela internet.

“O álcool do supermercado é chamado de álcool desidratado pois é misturado com substâncias tóxicas, como metanol (cancerígeno) e piridina (substância que causa impotência masculina), justamente para não ser usado como bebida. O contato continuo com a pele pode causar intoxicações graves”, diz.

AJUDA

O Grupo Refriko, que produz as cervejas Moema e Bamboa, também vai ajudar o Governo a suprir os estoques desse higienizador em hospitais e vai envasar mais de 200 mil litros de álcool 70%.

Procurado pelo Correio do Estado o diretor comercial da empresa, José Antônio Avesani, confirmou a informação e destacou que a fábrica está pronta para colaborar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Ele explicou que a empresa não tem o maquinário necessário para a produção de álcool em gel e vai colaborar na produção do álcool 70%.

A cada 30 mil litros de álcool 96% a empresa consegue diluir 40 mil litros de álcool 70%. A matéria-prima para a fabricação do produto será fornecida pela Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.