Clique aqui e veja as últimas notícias!

CORONAVÍRUS

Pfizer recebe registro definitivo da Anvisa, primeira vacina a obter certificação

Pfizer afirmou a senadores brasileiros na segunda-feira (22) que não aceita as exigências feitas pelo governo brasileiro para venda das doses
23/02/2021 10:10 - FOLHAPRESS, Gabrielle Tavares


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu registro definitivo nesta terça-feira (23) da vacina contra Covid-19, fabricada pela Pfizer e BioNTech. É o primeiro imunizante a receber a aprovação da agência, que, até então, só havia dado aval para as vacinas para uso emergencial.

Ano passado, a empresa ofereceu ao Brasil venda de 70 milhões de doses para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada.

A informação foi divulgada em nota pelo Diretor-Presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. "Informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas".

Ele explicou que o imunizante teve a segurança, qualidade e eficácia comprovadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa.  "Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas. Esse é o nosso compromisso", ressaltou Torres.

Últimas notícias

A Diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, acrescentou que o órgão é o primeiro entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a conceder o registro de uma vacina Covid-19 com sete locais de fabricação certificados.

"Esse registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão", disse.