Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEIO AMBIENTE

Cerrado sul-mato-grossense tem mais de 75% da área desmatada

Com relação ao Pantanal, desmatamento já atingiu 13% da área em Mato Grosso do Sul
19/06/2015 09:00 - Glaucea Vaccari


 

O cerrado, vegetação predominante de Mato Grosso do Sul, já teve mais 75% da área desmatada até o ano de 2010, segundo a Pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o levantamento, com relação ao Pantanal Sul-mato-grossense, foi registrado desmatamento de 13,1% da área total, que é de 89.826 quilômetros quadrados (km²), em 2009. O percentual corresponde a uma área de 11.753 km² desmatada.

O cerrado, que ocupava uma área de 216.016 km², já perdeu 164.448 km² deste total por desmatamento, o que corresponde a 76,1% . A área remanescente corresponde a 51.567 km², restando 23,9% da vegetação original.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado se destaca não só pela diversidade de espécies de flora e fauna, mas sobretudo pela produção agrícola. Devido a expansão da fronteira agrícola brasileira, o bioma vem sendo degradado bos últimos anos para abertura de novas áreas de produção de grãos. 

A pesquisa indica ainda que dos 78 municípios pesquisados do Estado, apenas 42 possuem legislação específica para tratar da questão ambiental.

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.