Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FIQUE ATENTO!

Especialista dá dicas de ergonomia para trabalhar em casa

Postura ereta na cadeira e fazer pausas regulares são algumas recomendações da fisioterapeuta
13/06/2020 15:47 - Adriel Mattos


Devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), trabalhar em casa se tornou a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo. E acadêmicos e alunos também precisaram se adaptar e continuar os estudos longe da sala de aula.

É neste momento que se deve prestar atenção como você trabalha ou estuda em frente ao computador ou laptop. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a  fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomista Priscilla Santana Bueno ensina que o ambiente de trabalho deve reproduzir o posto na empresa.  

“Devemos procurar em casa reproduzir o ambiente com o qual já estamos habituados a trabalhar e estudar. Que seja um ambiente tranquilo, com uma cadeira confortável para que você tenha postura alinhada. E o computador deve estar num ponto onde se tenha boa iluminação”, explicou.

Sentar ereto na cadeira e manter os pés no chão são outros cuidados que a especialista recomenda. Quem trabalha sentado, o ideal conforme as dicas, é se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé.  

“Vá ao banheiro, beba água, e, se possível, alongue-se um pouco. Também é importante estabelecer horários e pequenas pausas para alongar, desta forma evita-se o desconforto e garante-se melhor concentração”, finaliza Priscilla.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 85% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante o período de desenvolvimento de atividades em casa. A má postura pode provocar desvios como escoliose, hiperlordose e cifose e problemas mais graves como hérnia discal. Outras situações podem surgir como dores nas costas, dor na coluna cervical (pescoço) e até podem aparecer queixas como dor de cabeça, dores nas articulações e tendinites.

 
 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.