Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANTANAL EM CHAMAS

Veterinários que atuaram em Brumadinho irão ajudar no resgate de animais no Pantanal

Pantanal está em chamas há meses e animais que tem o bioma como habitat estão sendo atingidos
19/09/2020 10:59 - Glaucea Vaccari


Dois médicos veterinários que atuaram no resgate de animais em Brumadinho, após o rompimento de barragens, irão atuar no salvamento de aninais que estão sendo afetados pelo incêndio no Pantanal.

Cláudio Zago Júnior e Aldair Junior Woyames Pinto virão à Campo Grande para ajudar na elaboração de um planejamento de açoes de ações que envolvam instituições públicas e privadas que já estão atuando no combate ao incêndio.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Piva, o intuito é utilizar a experiência desses médicos, que já atuaram na linha de frente durante um desastre.

Atualmente, o trabalho de resgate de animais já é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), entre outro.

“Queremos otimizar os esforços de todos os envolvidos. Portanto, se fizermos um planejamento de ações, o contingenciamento do fogo, a preservação do meio ambiente e o resgate da fauna pantaneira será exitosa”, avaliou Piva.

Reunião virtual será realizada neste sábado, com todas as instituições, para a troca de experiências e criação do plano.

O CRMV-MS encabela a Campanha SOS Animais Silvestres, que tem objetivo de arrecadar materiais e insumos veterinários, e também dinheiro para a compra dos itens.

Medicamentos arrecadados são disponibilizados para as equipes volantes do Cras, que estão em campo, para que estejam preparados para atender qualquer situação.  

Pantanal está em chamas há meses e pesquisa estima que 751 mil hectares já foi destruído pelo fogo em Mato Grosso do Sul, atingindo diversos animais que tem o bioma como seu habitat.  

Profissionais e estudantes de diversos cursos que queiram podem se voluntariar para as ações, através de um cadastramento no site do CRMV-MS.

 
 

Felpuda


Mesmo sem ter, até onde se sabe, combinado com o eleitor, candidato a prefeito começou a apresentar nomes do seu ainda hipotético secretariado, pois parece estar convicto de que conseguirá vencer a disputa.

Os adversários dizem por aí que ele está muito distante de “ser um Jair Bolsonaro”, que, ainda na campanha eleitoral para presidente da República, já falava em Paulo Guedes para ser seu ministro de Economia. Como sonhar é permitido