Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE PÚBLICA

Coronavírus: Argentina, Espanha e Portugal fecham fronteiras para turistas

Ingresso de turistas está proibido nestes três países, veja os detalhes
15/03/2020 21:27 - Da Redação


Os tempos não estão nada propícios a quem deseja seguir o contrafluxo e viajar. Argentina, Espanha e Portugal são mais novos países a ingressarem na lista dos que fecharam suas fronteiras como medida emergencial contra o avanço do novo coronavírus (covid-19). As decisões passam a valer nos próximos dias.  

Na noite deste domingo (15), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou que nos próximos 15 dias, ninguém está autorizado a ingressar no país, exceto cidadãos argentinos e estrangeiros residentes. O país, que neste domingo tinha 56 casos confirmados, suspendeu aulas e anunciou restrições no transporte público.  

O primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, também informou fechamento da fronteira com a Espanha para turistas. A medida vale a partir desta segunda-feira e se estenderá até a Páscoa.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, a decisão foi tomada em conjunto com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza durante uma videoconferência. As regras para a circulação de mercadorias e trabalhadores ainda serão definidas.

Na Espanha, por sua vez, as fronteiras permanecem fechadas. O anúncio havia sido feito no sábado (14). Lá a situação é ainda mais drástica: 47 milhões de pessoas estão confinadas em casa. A partir das 8h de segunda-feira (16/3), todos os moradores da Espanha devem sair de casa apenas para atividades essenciais, como comprar comida ou remédios, ir ao médico e trabalhar.

Viagens mesmo dentro do país só serão permitidas em casos de emergência ou para cuidar de idosos ou crianças. A medida durará 15 dias. O transporte público continua em funcionamento. O governo também reduzirá em 50% os voos a partir da próxima semana.

Equador, Dinamarca, Polônia e Chipre também fecharam as fronteiras para estrangeiros.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.