Clique aqui e veja as últimas notícias!

DE VOLTA

Vindos da Bolívia, 150 brasileiros repatriados começam a chegar em Corumbá

Para entrar no Brasil, grupo passa por barreiras sanitárias, avaliação e cadastro
03/04/2020 13:15 - Natalia Yahn


 

Grupo de 150 brasileiros começou a cruzar a fronteira entre Brasil e Bolívia, pela cidade de Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande. Os brasileiros repatriados estavam na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Até o momento quatro ônibus passaram pela barreira de controle sanitário montada na sede da Receita Federal em Corumbá. A previsão é de que pelo menos outros oito ônibus saiam da Bolívia em direção ao Brasil.

"Espero que isso passe logo", afirmou a estudante de medicina alagoana Samila do Nascimento, que vive em Santa Cruz e ainda não conseguiu repatriação.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, mais de 930 nacionais procuraram os postos consulares brasileiros na Bolívia com demandas de repatriação. Os consulados-gerais no país atuaram para facilitar o retorno pela fronteira terrestre em Mato Grosso do Sul.

Por medida de segurança, as autoridades sul-mato-grossenses instalaram barreiras sanitárias na sede da Receita Federal. Agentes das forças de segurança de Mato Grosso do Sul farão a triagem dos estudantes que chegarem no país.

Agentes da Polícia Federal também deverão fazer a conferência das documentações e os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) farão o acompanhamento clínico de quarentena dos repatriados em razão do Covid-19. Após toda a verificação de documentação e estado de saúde, os estudantes seguirão para os seus destinos finais.

ATÉ SÁBADO

A previsão é que pelos próximos três dias, 930 brasileiros repatriados da Bolívia entre pela cidade de Corumbá. A segunda leva de residentes em Santa Cruz de la Sierra, com 250 pessoas chegam amanhã (4). Em data ainda a ser definida outros 150 brasileiros que estão Cochabamba, também devem ser repatriados. (Com assessoria)