Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SOLIDARIEDADE

Voluntários distribuem kits de higiene bucal em comunidade “Só por Deus”

A equipe também ensinou crianças a maneira correta de escovar os dentes
30/05/2020 12:48 - Gabrielle Tavares


 

Uma ação voluntária distribuiu na manhã deste sábado (30) kits de higiene bucal, com escova, pasta de dentes e álcool em gel para uma comunidade carente em Campo Grande. A equipe de dentistas também ensinaram a maneira correta de escovar os dentes.

A comunidade “Só Por Deus”, nomeada pelos próprios moradores, fica no Jardim Centro-Oeste, região sul da Capital. Ela existe ha quatro anos e meio e abriga cerca de 70 famílias. O filho, de 6 anos, da moradora Janaína Espíndola, 36 anos, foi uma das crianças que recebeu o kit. “Achei importante a iniciativa. Moro aqui desde o início da comunidade e é a primeira vez que fazem um projeto assim”, comentou.

Outra mãe, Folvelayne Magalhães, 33 anos, contou que prestou atenção na explicação de como fazer a escovação adequada para conseguir orientar seus cinco filhos. “Gostei bastante, ainda mais por ser agora nesse período de pandemia. Antes eles iam para escola e aprendiam lá, agora que está todo mundo sem ir, tem que ensinar em casa”, comentou.

A equipe era formada por duas dentistas e um professor, que intermediou a ação. As dentistas fazem parte de um projeto voluntário onde já ajudaram famílias de regiões do Pantanal e de Guiné-Bissau, na África. Umas das profissionais envolvidas no projeto, Bruna de Mattos, 22 anos, acrescentou que mostraram para as crianças da comunidade até a quantidade correta de pasta de dente para usar na hora da escovação. “Nesse período de pandemia as pessoas não têm acesso adequado a um posto de saúde para fazer tratamento odontológico. Então viemos aqui ensinar, de criança em criança, como que escova certinho o dente”, contou.

O professor Bruno Nobrega explicou que uma das motivações da iniciativa foi para evitar que os habitantes tenham complicações bucais e assim não precisarem procurar atendimento odontológico em unidades de saúde. “E também porque essa pasta infantil e a escova de dente do tamanho adequado para as crianças, que tem no kit, são um pouco caras. Talvez as famílias não teriam condições de comprar”, relatou.

“A comunidade muitas vezes fica esquecida pela população e pelo poder público. Estamos fazendo agora uma ação de higiene bucal, mas a intenção é continuar trazendo mais ajuda aqui. Até para chamar atenção das autoridades para o lugar”, comentou Bruno.

Os kits foram montados a partir de colaborações de amigos e conhecidos, e de doações de empresa fabricante de pastas de dentes e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). 

 
 

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.