Colunistas
CLÁUDIO HUMBERTO

Ex-ministro e deputado Osmar Terra: “A Argentina está parada por falta de diesel”

Ex-ministro e deputado Osmar Terra, ressalta o estado precário do país vizinho

Cláudio Humberto

27/06/2022 08:14

“A Argentina está parada por falta de diesel”
Ex-ministro e deputado Osmar Terra, ressalta o estado precário do país vizinho

Lei proíbe, mas Brasil tolera aborto até aos 7 meses

É um drama humano inédito, até mesmo na ficção, o caso da criança de 11 anos que, grávida de quase sete meses, foi submetida a cirurgia para morte e retirada do bebê, em Santa Catarina.

A gestação, enquadrada na lei como abuso de vulnerável, é produto de relação com um menino de 13 anos, legalmente inimputável. 

Mas a demora para se encontrar uma solução multiplicou o drama, arrastado até a 29ª semana de gravidez. E a criança no ventre, já formada, foi condenada inapelavelmente à morte.

Limite necessário

Em países mais liberais, o aborto é permitido até um limite de gestação que varia de 15 a 20 semanas. Na 29ª, é tratado como assassinato.

Liberou geral

A Constituição brasileira proíbe o aborto, mas, há anos, decisão liminar dormitando na gaveta do STF descriminaliza sua prática no País.

Legislação omissa

A lei considera duplo homicídio o assassinato de mulher grávida, o que está certo. Mas é omissa quando o bebê é assassinado no ventre.

Estado mandou mal

O Estado, que pela ação da juíza chegou a sequestrar a grávida de 11 anos, também tem contas a prestar. Todos se comportaram muito mal.

Lula lidera em três regiões e Bolsonaro em duas

O petista Lula lidera em três regiões (Nordeste, Norte e Sudeste) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a maioria em duas regiões (Sul e Centro-Oeste), segundo estudo realizado pela Potencial Inteligência para o site Diário do Poder, que realizou média ponderada das intenções de votos para presidente, nos Estados, com base nas pesquisas mais recentes registradas no Tribunal Superior Eleitoral, divulgadas até dia 24.

Pontas diferentes

Lula tem 53,3% no Nordeste, seu melhor resultado, e Bolsonaro tem 25,3%. No Sul é o contrário: 42,7% do presidente a 26,9% do petista.

Disputa

No Centro-Oeste Bolsonaro tem 41,6% a 32,8% do petista. No Norte Lula tem 43,1% a 34,5% do atual presidente.