Colunistas
CLÁUDIO HUMBERTO

Senador Lasier Martins (Podemos-RS): “Aberração jurídica sem paralelo no mundo”

Senador Lasier Martins (Podemos-RS) sobre o “inquérito das fake news”, no STF

Cláudio Humberto

23/06/2022 09:43

“Aberração jurídica sem paralelo no mundo”
Senador Lasier Martins (Podemos-RS) sobre o “inquérito das fake news”, no STF

Investigação ‘sob sigilo’ é segredo de Polichinelo

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (22), sobre a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, a Polícia Federal informou que a investigação “corre sob sigilo”. 

Mais uma vez, “segredo de Polichinelo”, expressão que remonta ao teatro da Roma antiga, apontando que já é do conhecimento público o que tacha de “secreto”. 

O sigilo impede a vítima, que é o pagador de impostos, de sequer acompanhar o caso.

Afinal, é público

Se há suspeita de corrupção envolvendo dinheiro público e outros crimes correlatos, o cidadão deveria ter direito de saber o destino da sua grana.

Sem detalhes

O sigilo também impede o cidadão de avaliar a medida de prisão imposta a integrante de um grupo político que em três meses irá disputar eleição.

Para inglês ver

Apesar do sigilo anunciado, são inúmeras as notícias com detalhes de movimentações processuais, decisões e pedidos na ação judicial.

Outros tempos

Havia três anos que um ex-ministro de Estado não era preso pela Polícia Federal. Antes disso, esse tipo de manchete era (muito) frequente.

Exonerada, tzarina do setor elétrico vai para Câmara

A contadora Marisete Pereira foi exonerada pelo presidente Jair Bolsonaro da secretaria-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), como antecipou o site Diário do Poder.

 Ela deve ser substituída por Hailton Madureira, qualificado assessor de confiança do ministro Adolfo Sachsida. 

Marisete mudou para melhor: terá salário bem maior como assessora parlamentar do presidente da Câmara, Arthur Lira. Ganhará bem mais que isso: um trabalho mais discreto e sossegado.

Não podia dar certo

Marisete chegou ao cargo pelas mãos do ex-ministro Bento Albuquerque, que, alheio ao assunto, confiou à contadora o comando do setor elétrico.