Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GIBA UM

“Agora, falam da minha saúde. Mas estou bem, não precisarei de abraços do Dráuzio Varella”,

de FÁBIO WAJNGARTEN, da Secom, infectado pelo Covid-19, misturando a doença com militância política.
16/03/2020 05:00 - Giba Um


Agora, falam da minha saúde. Mas estou bem, não precisarei de abraços do Dráuzio Varella”,
de FÁBIO WAJNGARTEN , da Secom, infectado pelo Covid-19, misturando a doença com militância política.

O Brasil é acusado, de acomodação para enfrentar o coronavírus com um plano. Poucos sabem mas o Brasil é o segundo país do mundo em incidência de hanseníase (lepra).

Mais: a doença ataca nada menos do que 30 mil pessoas por ano. E ninguém se preocupa com essa doença milenar que dilacera corpos humanos em pleno século 21 

 
 

De volta ao trabalho

Sensação do momento, a cantora Billie Eilish, 18 anos, vencedora cinco Grammy Awards, (Melhor Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano, Música do ano e Artista Revelação) posa para sua primeira capa de revista: Vogue. Ela fala de sua carreira e de quando conheceu seu ídolo Justin Bieber no Festival Coachella e sobre o colar que mandou fazer de ouro branco com diamantes negros com um pingente no formato de “5X”, uma alusão aos cinco prêmios recebidos(feito pelo joalheiro Boodaddy Diamonds, e custou R$ 145 mil). Ela adiou parte de seus shows está fazendo pela Europa e Américas por causa do Coronavírus e lamentou pelo ocorrido, já tinha vendido 500 mil ingressos. Em sua agenda shows pelo Brasil no final de maio em São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não foram adiados.

Guerra de Vaidades

Muitos e conhecidos médicos do Instituto do Coração ficaram constrangidos com áudio distribuído pelo médico Fábio Jatene, do próprio Incor, sobre o avanço do coronavírus em São Paulo, contendo informações de uma reunião com outros profissionais no instituto. O áudio foi considerado “alarmista” e menos ético quando Jatene chamou o mal de “mata velho”. A comunidade médica está empenhada em não espalhar pânico entre a população. O toxicologista Anthony Wong, do Instituo Brasileiro de Estudos Toxicológicos e do Hospital das Clínicas da FM-USP, comentou, também em áudio, a “guerra de vaidades” entre determinados médicos “para ver quem aparece mais na mídia”. Wong está informando que mulheres grávidas entre 20 e 40 anos estão fora de perigo, ou seja, não serão infectadas, assim como crianças abaixo de nove anos de idade. Wong, diretor do Instituto da Criança, também é pediatra e suas afirmações decorrem de estudos internacionais sobre o campo de ataque do coronavírus, a se usar uma expressão mais popular. Ele também acha que a cidade de São Paulo ganhará muitos mais casos porque a incidência do Covid-19 cresce em progressão geométrica. 

 
 

Mostrando tudo

A atriz Juliana Paes, fez a temperatura subir ao postar foto totalmente nua feita pelo fotógrafo Paulo Eduardo, em homenagem a semana da Mulher. Ultimamente Juliana está gostando de  exibir suas curvas. A atriz já apareceu na capa de Playboy em maio de 2004 e também já foi escolhida também a mulher mais sexy do mundo pela revista Vip  em 2006, 2007 e 2012. De férias pela Europa após viver Maria da Paz em A dona do pedaço a está à frente da campanha outono/ inverno da Dakota.

Amante

O amigo de Lula e fazendeiro Valter Sâmara, disse a revista Crusoé que o ex-presidente e sua atual namorada tem um relacionamento longo de mais ou menos 25 anos, ou seja, eles mantinham relações quando Marisa ainda estava viva. “O Lula tinha um caso com ela. Quando a gente viajava para diversos lugares, ela sempre ficava com o Lula”. Mais: Sâmara ainda foi fiador de um apartamento alugado por Janja em Curitiba. “Aceitei porque o Lula pediu, mas não imaginava que ela não ia entregar a chave, que ia esculhambar o apartamento e deixar todos os compromissos para eu ir lá acertar”.

In – Aplicativo: VSCO Cam
Out – Aplicativo: PhotoRoom BG

 
 

Pérolas

Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, aparece em Veja onde solta algumas preciosidades: “A diferença entre mim e os movimentos feminista é que eu lido com as coisas falando de solidariedade, de amor. Sem a raiva, sem o ódio, sem cabelo no sovaco”. E outra: “A corrupção é a maior violação dos direitos humanos da história do Brasil. Os algozes têm nome, sobrenome e CPF. Alguns não têm medo”.

SOS atendido

Apesar do impacto social contra os servidores públicos a PEC Emergencial atende à demanda dos governadores, que já estouraram seus orçamentos e estão quebrados. A PEC Emergencial mitiga essa situação falimentar. Com relação aos investimentos públicos, estão engessados e, montante inferior a 05% do PIB porque 94% da despesa pública são compostas por gastos obrigatórios. O país não anda e o governo não faz comunicação sobre a PEC Emergencial. Bolsonaro teme paralisação de setores do funcionalismo.

EM CAMPO

Absolvido na semana passada, no Tribunal de Justiça do DF da acusação de cobrar propina quando foi secretário dos Transportes, o ex-deputado Alberto Fraga (DEM) volta à luta para ser um ministro como lhe prometeu seu amigo “Cavalão” de 40 anos. Agora, o cargo que mais lhe apetece é a Secretaria do Governo. Detalhe: Bolsonaro chama Fraga de “Pancrácio”, ex-atleta de arte marcial grega, precursor do MMA.

Assim não dá

Os dotados de humor negro dizem que não há perigo algum deste país dar certo: mais interessados nas próximas eleições do que nas próximas gerações, os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado já começaram a dilacerar a chamada PEC Emergencial, que especialista consideram de aprovação mais importante e urgente. Paulo Guedes, da Economia, soube de algumas alterações que estão sendo propostas e ameaçou jogar a toalha.

FECHADO

Alguns senadores mais lúcidos pensam sobre o impacto do avanço do Covid-19 nas atividades do Congresso e estimam que a Casa deverá ser fechada. Consideram ali o ambiente insalubre, sem nenhuma ventilação. E muitos senadores viajaram para o Exterior, nessas férias, para cidades atingidas pelo vírus. Querem exames urgentes em todos. Enquanto isso, as reformas ficam paradas.

Olho na soja

Até agora, a soja tem passado imune aos efeitos colaterais do coronavírus, apesar do impacto da epidemia sobre a economia da China, maior comprador mundial de grão brasileiro. Cerca de 60% da safra atual e perto de 20% da próxima colheita (2020/21) já foram negociados em contratos futuros. Essa calmaria, contudo, tem prazo de validade. Mais um mês nessa situação e o agronegócio brasileiro terá dificuldades para se desfazer dos estoques ainda remanescentes.

Cancelamento

333  Quando Jair Bolsonaro recomendou, em sua live, o cancelamento da manifestação contra o Congresso e o STF, os organizadores já tinham espalhado pelas redes sociais que a concentração não aconteceria, ressaltando que poderia ser reorganizada mais à frente, superando-se o período de desembarque do coronavírus no país, especialmente São Paulo. Ou seja: foi o último a decidir seu cancelamento.

ENDEREÇO CERTO

Ainda o pronunciamento de Jair Bolsonaro na quinta-feira (12): ele teve a chance de mudar o tom em sua fala, mas preferiu usar o espaço para tratar dos protestos a seu favor (ele tinha certeza de que seria aclamado e, quem sabe, carregado nos braços). Horas antes, dissera que a manifestação “era a favor do Brasil”, colocando-se, nas entrelinhas, nessa janela. E aproveitou para chamar os organizadores de “espontâneos” e “legítimos”, mesmo com patrocínio oficial e esforço antidemocrático. Ou seja: falou com seus ortodoxos, não falou com a nação.

MISTURA FINA

  • LEVANTAMENTO da Paraná Pesquisa mostra que 36,2% da população acreditam que o Brasil estaria melhor se governado por militares; outros 32,7% acreditam que seria pior e para 24,4% tudo estaria igual. 6,7% não souberam ou não quiseram responder.  
  • RODRIGO Maia, presidente da Câmara, respirou aliviado com o cancelamento da manifestação de domingo. Estava pronto bonecos infláveis dele, com a camisa do Botafogo. Mais: Maia ganhou o apelido de “coronavírus” pela desenvoltura de procurar apenas os inimigos para cumprimentar, no plenário, o que acontecia com frequência na semana anterior.
  • ABRAHAM Weintraub, da Educação, ironizou há dias o fato de que Priscila Cruz, presidente do Movimento Todos pela Educação, estar com suspeita de coronavírus. Até postou trecho de salmo: “O Senhor fará recair sobre eles a sua própria iniquidade e os destruirá na própria milícia; o Senhor nosso Deus os destruirá”. Priscila teve apenas um resfriado.
  • O GOVERNADOR João Doria vai divulgar na última semana de março o edital para conclusão das obras do Rodoanel Norte. É um contrato de R$ 2 bilhões. O governo paulista promete um sofisticado sistema de câmeras para monitorar as obras e evitar desvios de material e superfaturamento. Quem viver, verá.
  • OS ministros Tereza Cristina (Agricultura), Rogério Marinho (Desenvolvimento) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) vão criar um gabinete interministerial para concentrar assuntos transversais às três Pastas, Fome Zero, Agricultura Familiar, Codvasf e Sudam, além de projetos de irrigação.
  • ALÉM de trabalhar fora da cadeia durante o dia, Marcos Valério agora poderá estudar. A juíza Miriam Vaz Chaga, de Ribeirão das Neves, acaba de autorizar o operador do mensalão a frequentar curso superior numa faculdade privada em Belo Horizonte à noite.
  • O PRÉ-candidato à prefeitura de São Paulo (ao lado de Luiza Erundina como vice), Guilherme Boulos usou o Twitter para elogiar uma vacina criada em Cuba, que teria curado 1.500 pessoas infectadas pelo coronavírus. A OMS alerta que a totalidade não é verdade. A vacina criada em Cuba tem caráter preventivo e ainda  não está comprovada sua eficácia contra do Covid-19.

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.