Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Bom que estejamos debatendo saída de um ministro e não prisão”

Ator Mário Frias, especulado para substituir Regina Duarte na Secretaria de Cultura
07/05/2020 05:00 - Cláudio Humberto


“Bom que estejamos debatendo saída de um ministro e não prisão”
Ator Mário Frias, especulado para substituir Regina Duarte na Secretaria de Cultura

Verde-oliva é a nova cor do Ministério da Saúde
Se o ministro Nelson Teich fez uma “limpa”, o general Eduardo Pazuello, secretário-executivo, promoveu a “tomada” do Ministério da Saúde por militares. Foram entregues a coronéis cargos como a assessoria parlamentar e a subsecretaria de Assuntos Administrativos, e a um tenente coronel a complicada Diretoria de Logística da Saúde (DLOG), responsável por todas as compras, entregue pelo ex-ministro Mandetta a um indicado do deputado Pedro Lupion (PR), do DEM, seu partido.  

Os 12 da Saúde
Aos menos 12 militares do Exército ocupam postos-chave do Ministério da Saúde. Todos se destacaram nos respectivos cursos de qualificação.

Ordem unida
Caso da médica Laura Tiriba Appi, assessora de Pazuello, que atuava na Escola de Saúde do Exército

Nem vem que não tem
O tenente coronel Stefano Silvestro foi designado diretor executivo de uma área ambicionada por lobistas: o Fundo Nacional de Saúde.

Tudo sob controle
Pessoa da confiança de Bolsonaro, o tenente coronel Reginaldo Ramos Machado assumiu a Gestão Interfederativa e Participativa do ministério.

Lula deve assistir a campanha de 2022 na cadeia
Duas vezes condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lula tem futuro sombrio: os recursos vão demorar, mas advogados experientes acham que até meados 2020 ele estará atrás das grades, acompanhando a campanha eleitoral à distância. Ele deixou de ser réu primário, agora terá de somar as suas penas e dividir por seis, para ter progressão de regime: terá de cumprir, no mínimo, 3 anos e 11 meses em regime fechado.

Um sexto da sobra
São 8 anos e 11 meses do primeiro caso mais 17 anos e um mês no segundo, menos os 580 dias já cumpridos: sobram 23 anos e meio.

Olha a chicana
Lula queria adiar o julgamento do recurso alegando depoimento pífio de Sergio Moro. No besteirol protelatório, vale até falar mal da mãe.

Rigor à vista
Recursos de Lula serão recebidos pelo rigoroso Felix Fischer, ministro relator prevento, que já analisa outros casos da Lava Jato no STJ.

Mais respeito, senhores
Ex-diretor-geral da Polícia Federal na era FHC, Vicente Chelotti protestou em rara entrevista (à Rádio Bandeirantes) contra a polêmica sobre a PF. Segundo Chelotti, isso ofende uma instituição de profissionais de caráter, íntegros, que jamais se sujeitariam a interferências e manipulações.

Testagem em massa
Em 14 dias, o governo do Distrito Federal multiplicou por cinco o número de testados na população. Na noite desta quarta-feira (6), o balanço totalizava 56.826 testados, dos quais apenas 3,6% foram positivos.  

Protagonismo
O STF decidiu que governadores e prefeitos definem ações de controle da pandemia, mas procuradores e juízes de primeira instância não aguentaram ficar de fora do alcance dos holofotes. Em vários estados, resolveram tutelar governantes e desautorizar médicos e técnicos.

Mordomia com pururuca
Mesmo em pandemia, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) promove convescotes no restaurante do plenário da Câmara. Entre os que desfrutam do leitão a pururuca está o próprio Rodrigo Maia.

Faça o que digo
Escalado pelo Jornal Nacional para criticar insultos contra a imprensa, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) é o personagem central de vídeo, em Sergipe, onde aparece descontrolado destratando até mesmo aliados.

Patriotada no Covid-19
A crise do coronavírus é também oportunidade de fazer média. O deputado Hiran Gonçalves (PP) apareceu na Câmara desértica usando máscara com a estampa da bandeira de Roraima, o seu estado.

Vírus racista
ONG deve desconfiar que o vírus é racista: pediu – e pior: a Justiça concedeu – que na divulgação dos casos de Covid-19, o Ministério da Saúde “informações sobre a etnorraça dos infectados”. Idiotas.

Um índice positivo
A primeira prévia do Índice de Atividade Econômica da FGV mostra que mesmo com a crise do coronavírus, a atividade dos três primeiros meses de 2020 cresceu 0,1% em relação ao 1º trimestre de 2019.

Pensando bem...
...nem capitalista, nem socialista: foi o vírus que derrubou os juros para o menor patamar da História.  

PODER SEM PUDOR

Presidente explosivo
O avião que levava o general Artur da Costa e Silva ao Rio de Janeiro fez pouso de emergência no aeroporto Santos Dumont, com avaria no trem de pouso. Enquanto o avião parava no meio da pista, o major Leal, chefe da segurança do presidente, saía apavorado da cabine do piloto: “Desçam todos correndo! O avião pode explodir! Corram!” A comitiva despencava escada abaixo, mas Costa e Silva não apressou o passo. O major insistiu que ele deveria sair correndo do avião, e o velho general respondeu com a firmeza de chefe de militar: “Um presidente explode, mas não corre!” E desceu do avião calmamente.

 
 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

 www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.