Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GIBA UM

“Com certeza alguém mentiu, né? E não fui eu”,

de PAULO MARINHO // que foi eleito como suplente de Flávio no Senado, sobre o não comparecimento do senador na acareação do Ministério Público
23/09/2020 05:00 - Giba Um


Com certeza alguém mentiu, né? E não fui eu”, de PAULO MARINHO // que foi eleito como suplente de Flávio no Senado, sobre o não comparecimento do senador na acareação do Ministério Público.

Fabricantes de linhas do interior de São Paulo tiveram queda nas vendas de 80% no início da pandemia. Demitiram e achavam que a crise democrática e a recuperação econômica só aconteceria em 2021. 

Mais: após cinco meses depois, uma dessas fábricas - para surpresa de muitos - já opera no azul, com vendas 120% maiores do que antes da crise sanitária. A concorrência chinesa ficou muito cara.

In – Armários de cozinha coloridos

Out – Armários de cozinha de madeira

 
 

Ostentação é cafona

A veterana cantora Rita Lee, 72 anos, que está longe dos palcos, no qual não pretende voltar desde 2012 está em alta novamente. Com mais de 55 milhões de cópias vendidas por seus discos deixou milhares de fãs “órfãos”. 

Ela é autora da orelha da Biografia de Xuxa Meneghel que foi lançada está semana e está na capa da revista Claudia. Hoje Rita se dedica a da natureza, pela preservação e contra os maus-tratos aos animais. 

E se tornou vegana há muitos anos e é criteriosa com as roupas que entram em seu guarda-roupa, até se tornou amiga de Luisa Mell (ativista em contra maus tratos contra animais). 

Em entrevista garante que nunca parou de compor junto com o marido Roberto de Carvalho. “Abandonei os palcos, mas a música nunca”. Mais: ela revela que prefere sua vida mais tranquila: “Chique para mim é o simples. Ter uma horta é muito mais luxuoso do que ter uma Ferrari. Acho qualquer tipo de ostentação cafona”. E completa: “Uma extravagância de gente velha: tirar uma soneca toda tarde”.

Ameaça dos vizinhos

O governo está preocupado com o risco de uma nova onda de contaminações vinda de fora para dentro do país. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, discute com os ministérios da Defesa e da Justiça a necessidade de um reforço no patrulhamento das áreas de fronteira, especialmente nas divisas de Venezuela e Bolívia. 

Há receio de que a pandemia nos dois países vizinhos provoque uma fuga em massa de refugiados para o Brasil. Nos últimos dias, apesar das restrições de fronteira, houve aumento de circulação de bolivianos entre as cidades de Pando e Epitaciolândia, no Acre. 

O caso da Venezuela causa mais preocupação. A situação de fronteira voltou a atingir níveis críticos e não apenas na divisa entre a cidade brasileira de Paracaima e a venezuelana Santa Elena de Uarién, único trecho onde a travessia rodoviária é possível. 

Um novo êxodo acontece por meio de rotas clandestinas, especialmente ao norte de Paracaima. A Venezuela, como a Bolívia, figura entre os países sul-americanos suspeitos de carregarem os maiores índices de subnotificações de Covid-19.

 
 

Trabalhos paralelos

A atriz Bárbara Paz, 45 anos, afastada da TV desde 2017 quando viveu Lorena na série Assédio, em 2019 nunca parou. Após a morte do marido Hector Babenco (2016) ela passou a dedicar-se também a direção de filmes. 

Seu filme Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou já ganhou dois prêmios: melhor documentário no Venice Classics e crítica independente Bisato D’oro do Festival Internacional de Cinema de Veneza. 

Está escalada para Além da Ilusão, novela da faixa das 18h que estreará somente em 2021. Mostrará seus dotes como fotógrafa num ensaio onde se auto fotógrafa, que fez para Vogue Brasil de outubro onde falará do filme, futuros projetos e quarentena.

Rede pública

O receio do governo brasileiro é alimentado pela combinação comum tanto à Bolívia quanto à Venezuela: o alastramento do coronavírus é devido às precárias condições de saúde pública nos dois países. No caso da Venezuela, um agravante: a crise energética. 

A escassez dos combustíveis nos postos da Venezuela tem provocado um efeito-dominó, com a paralisação da rota de caminhões e o desabastecimento de produtos essenciais. Outro fator: já existe uma concentração excessiva de venezuelanos nas cidades de Roraima próxima à fronteira.

 
 

Deboche

Flávio Bolsonaro alegou “agenda oficial” e não apareceu à acareação com o empresário Paulo Marinho. Só que estava no estúdio do “Alerta Nacional”, gravado em Manaus e transmitido pela Rede TV. 

Seu apresentador, o circense Sikêra Jr., é defensor do governo. Na gravação, dançou com o elenco do programa ao som de uma música que ironizava “maconheiros”. Enquanto fazia graça, procuradores do Rio estavam à sua estava à sua espera. Agora, por conta da dancinha, o Ministério Público estuda enquadrá-lo por crime de desobediência.

Esperança

O Conselho Deliberativo do FAT (Condefat) deverá votar amanhã a concessão de mais duas parcelas do seguro-desemprego para os demitidos durante a pandemia. 

Na semana passada, os presidentes das maiores centrais do país e os representantes dos trabalhadores no Condefat tiveram uma reunião para traçar estratégias e atrair o apoio do empresariado, que conta com seis cadeiras no Conselho. 

Para ser aprovada, a medida precisa de 10 dos 18 votos do colegiado. Detalhe: mesmo que a extensão seja autorizada pelo Condefat, será necessário enviar uma MP ao Congresso.

HISTÓRICA

“É a maior operação de transferência de recursos para um programa social da nossa História”, avalia o ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) sobre os R$ 200 bilhões pagos aos brasileiros à título de auxílio emergencial. 

Onyx tem sido mantido à distância: Bolsonaro não o convida para suas viagens. O favorito é o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. E os parlamentares continuam irados: Lorenzoni não recebe ninguém, não responde telefonemas.

Peritos do INSS

O governo confirmou que os peritos do INSS estarão de volta na segunda-feira, o que pode não acontecer, gerando nova crise no órgão. Os servidores ainda não aceitaram as condições do governo e exigem novos procedimentos de segurança. 

Se eles não retornarem ao trabalho, será adicionado mais um fator no momento delicado vivido pelo Planalto na área social, com alta de alimento, aumento do desemprego e diminuição dos valores no auxílio emergencial. 

Nesse cenário, há quem aposte no retorno do Renda Brasil ou qualquer outro programa para garantir a popularidade.

MENOS OLAVISTAS

O ministro Milton Ribeiro, da Educação, busca um nome para substituir o secretário da Alfabetização da Pasta. Carlos Nadalim, ex-aluno de Olavo de Carvalho. A mudança tem o aval do Planalto. 

A substituição será um golpe para Olavo. Nadalim estava cotado para assumir o próprio Ministério após a saída de Abraham Weintraub. Em agosto, a propósito, Ribeiro afastou Ilona Beckehazy, também ligada ao guru da Virgínia.

Na dúvida

Depois do discurso que o presidente Jair Bolsonaro fez em Sorriso em Mato Grosso, alguns analistas políticos começam a pôr em dúvida se o presidente testou positivo mesmo para o Covid-19. Começam achar que foi tudo encenação, para atrair popularidade, fazer propaganda para cloroquina (que está encalhada nas estantes) e para dizer que é forte, que o coronavírus, o pegou de leve. Outros vão mais longe, acham que nem sua esposa Michelle e tampouco alguns ministros realmente foram contaminados.

Coadjuvante

Em declínio eleitoral, o Partido dos Trabalhadores perdeu 60% das prefeituras que conquistou em 2012 e a expectativa para este ano é ainda pior. 

Os analistas acham que o PT tem tudo para ser coadjuvante do PSOL e do PCdoB nos grandes centros urbanos. O exemplo mais claro é a candidatura de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo, com apoio do PT que não terá candidatura própria. 

O único nome possível seria o de Fernando Haddad, mas ele aparece em terceiro lugar nas pesquisas domesticas. Em Salvador, até o candidato do PCdoB aparece à frente do candidato do PT, que é partido do governador da Bahia, Rui Costa.

SEM INTENÇÃO

O cantor Luciano, parceiro de Zezé Di Camargo está na fase final da produção de seu álbum solo. São 15 faixas de músicas gospel. Ele garante que não pretende seguir carreira solo: “Eu nasci para cantar com o meu irmão, esta é a missão”. 

Ela afirma que a ideia surgiu em 2000 quando sua irmã Marlene pediu para ele gravar um dia um CD de louvores para ela e que isso ficou na sua cabeça. Sua primeira faixa Tempo será lançada dia 16 de outubro, mesmo dia em que completa 17 anos casado com sua esposa Flávia Fonseca. Mais: garante que Zezé lhe deu todo apoio e suporte para este projeto.

MISTURA FINA

OS planos do Planalto continuam sendo a reeleição de Davi Alcolumbre para o Senado, mas depende de complexa costura entre o próprio Legislativo e o Judiciário. Por conta disso, Bolsonaro, já escolheu o senador Marcio Bittar, do Acre, como candidato para presidência do Senado em 2021.

FREDERICK Wassef, ex-advogado dos Bolsonaros, tem dito que está disposto a escrever um livro de memórias. Até amigos mais chegados apostam que se trata de um de seus tantos blefes.

LÍDERES da bancada evangélica cogitam realizar um grande culto virtual em apoio à deputada federal e pastora Flordelis, acusada de mandar matar seu marido. Poderia ser pior: se não fosse a pandemia, era capaz da benção coletiva ocorresse no plenário da Câmara.

DADO para se refletir: segundo levantamento inédito da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, 70% das pessoas acusadas injustamente de um crime e a partir do reconhecimento fotográfico são negras. O estudo foi feito com base em levantamento de 19 varas criminais do estado.

O CHANCELER Ernesto Araújo comemorou a parceria e a nova cota de 110 mil toneladas de açúcar a ser exportada pelo Brasil para os Estados Unidos. O problema é custo disso: a importação à taxa zero de etanol podre, à base de milho.

A PEC 431 prevê economia de R$ 2,1 bilhões a cada quatro anos, com a redução do número de parlamentares federais e estaduais. O máximo de federais seria reduzido a 65 por estado e estaduais a 86 por estado.

AINDA sobre a visita de Bolsonaro ao Mato Grosso: foi praticamente um milagre é assim que os mais irônicos lidaram com a declaração dada pelo presidente sobre a chuva na região. No Twitter, Bolsonaro disse: “Sexta-feira estive em Sinop e Sorriso/MT. Por ocasião do pouso, nosso avião arremeteu por falta de visibilidade. Por coincidência, as chuvas chegaram no sábado. Bom dia a todos”.

OS ingleses acordaram na terça-feira (22) com novo decreto de lockdown, sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 no país. O novo aumento do número de contaminados no país fez com que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tomasse essa medida.

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!