Colunistas
CLÁUDIO HUMBERTO

Paulo Guedes (Economia): “É o que falta para o Brasil receber investimentos de fora”

Paulo Guedes (Economia) sobre reforma do IR para taxar super-ricos e aliviar empresas

Cláudio Humberto

10/05/2022 09:16

“É o que falta para o Brasil receber investimentos de fora”

Paulo Guedes (Economia) sobre reforma do IR para taxar super-ricos e aliviar empresas

Bagagem: se passar gratuidade, Bolsonaro vetará

O projeto aprovado na Câmara restabelecendo o despacho gratuito de bagagens em viagens aéreas tem tudo para virar repeteco do ocorrido em 2019, e voltar a ser vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. No início do mandato, ele baixou medida provisória, como neste ano, alterando regras para o setor aéreo. 

Na ocasião, os deputados incluíram o fim da cobrança por bagagens. O Senado também aprovou, mas a medida foi vetada quando chegou ao Palácio do Planalto para sanção presidencial.

Sem chance

Se depender de quem aconselha o presidente sobre o assunto, o projeto que ressuscita a gratuidade de bagagens vai morrer novamente.

Lobby poderoso

Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Governo) e o secretário de Aviação, Ronei Glanzman, são sensíveis ao lobby das empresas aéreas.

Discurso unificado

A Anac, agência “reguladora” da aviação civil, reproduz o discurso falacioso das companhias aéreas contra o despacho gratuito.

Eles mentiram

A Anac e as empresas prometerem, em 2016, que a cobrança por malas reduziria o preço de passagens. Era mentira. Triplicou, desde então.

Diesel no Brasil destoa do mercado estrangeiro

O aumento do diesel nas refinarias anunciado pela Petrobras como um “ajuste aos preços internacionais” mostra que a estatal segue explorando os brasileiros para auferir lucros exorbitantes. 

Comparado com países que têm produção de petróleo ou extensão territorial semelhantes, o Brasil destoa com preços sempre muito acima da média. É o caso dos Emirados Árabes, EUA e China, todos praticam preços menores.

Emirados filantropos

Os Emirados Árabes têm produção similar à brasileira, segue a cotação internacional e o preço do diesel na bomba é R$5,64. Aqui, é quase R$7.