Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Está mais preocupado em ficar duas horas por dia fazendo lives”

Deputada Carla Zambelli sobre a performance do governador João Dória, enquanto São Paulo combate a pandemia
11/06/2020 04:00 - Cláudio Humberto


“Está mais preocupado em ficar duas horas por dia fazendo lives”
Deputada Carla Zambelli sobre a performance do governador João Dória, enquanto São Paulo combate a pandemia

Pesquisa: 67,7% são contra intervenção militar
Levantamento exclusivo realizado pelo instituto Orbis para o site Diário do Poder e esta coluna revela que a maioria absoluta dos brasileiros (67,7%) é contra uma eventual intervenção militar sobre os poderes. Já 21,7% defende um golpe militar no Brasil. Outros 10,6% não souberam avaliar. No Sudeste, a parcela de pessoas contra um eventual golpe dispara e chega a 70,2% e o apoio a um golpe é reduzido para 18,6%.

Maior é pequeno
O maior apoio a uma intervenção militar sobre os poderes brasileiros está no Centro-Oeste, mesmo assim são apenas 28,1%; contra 63,3%.

Entre os sexos
Mais homens são favoráveis e também rejeitam a intervenção militar: 68,6% contra, 23,9% a favor. Mulheres: 67,1% e 19,9% respectivamente.

Diferenças regionais
No Norte e no Sudeste é idêntico o percentual de quem está em cima do muro: 11,3% “não sabem avaliar”. No Norte, 26% apoiam a intervenção.  

Margem de erro: 1,54%
O instituto Orbis realizou 4.032 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de 1,54%, com 95% de confiança para todos os resultados.

Operação recebida com desconfiança em Manaus
A Operação Apneia, do MP do Amazonas, nesta quarta (10), foi vista com desconfiança em Manaus. Foram-se 14 mandados na investigação da compra, sem licitação, pela Secretaria de Saúde, de ventiladores para doentes de covid-19. Na CPI da Saúde da Assembleia, há a impressão de retaliação contra a ex-subsecretária de Saúde Dayana Mejia Sousa, que denunciou à comissão e ao Tribunal de Contas da União (TCU) malfeitorias do governo estadual. Ela, estranhamente, foi um dos alvos.

Em família
A operação foi comandada pelo coronel PM Luismar Bonates, secretário de Segurança, cujo filho Luís Mário também é secretário do governo.

Tentando sobreviver
Acusado de corrupção, o governador do Amazonas, Wilson Lima, tenta sobreviver ao processo de impeachment na Assembleia Legislativa.

Chega mais, PF
A Operação Apneia reforçou a esperança dos cidadãos de que a Polícia Federal apure as inúmeras denuncias de corrupção contra o governador.  

Crime virou detalhe
A operação da PF no Pará foi noticiada na TV como “a segunda contra governadores críticos de Bolsonaro”. É como se isso fosse atenuante e fossem só detalhes a corrupção na pandemia e a grana apreendida.

Destino selado
Levando a sério as denúncias de corrupção contra o governador Wilson Witzel, 69 dos 70 deputados estaduais votaram a favor da abertura do processo de impeachment. O vice pode encomendar o terno da posse.

Eles estão de brincadeira
Enquanto ministros do STF e do TSE discutiam a melhor maneira de “ferrar” o presidente, Bolsonaro trocava zombarias com Rodrigo Maia e o Congresso embromava para não mexer nos privilégios do setor público, brasileiros ainda em quarentena perguntavam: e o combate ao covid-19?  

Tribunal de exceção
Quem assistiu ao show de corporativismo dos ministros do STF, ontem, lembra advertência da ex-procuradora geral Raquel Dodge: investigando e julgando, o STF acaba por se transformar em tribunal de exceção.

Diz que não estou
O falante secretário paulistano de Transportes, Edson Caram, parece menino flagrado em traquinagem: foge de entrevistas desde que o chefe, prefeito Bruno Covas, ameaçou demiti-lo durante coletiva.

Corona dá lucro
Laboratórios particulares têm aproveitado para faturar cada vez mais com os testes para identificar o novo coronavírus. Em Brasília, o Sabin cobrava R$270 pelo teste molecular e passou para R$350, alta de 30%.

Não foi destaque
No caso do Brasil, pela segunda vez em três dias, houve mais curas que novos casos do coronavírus. Ontem, quase a metade de todas as altas no mundo foram aqui: 54.698 pessoas voltaram para casa e fizeram o Brasil ter mais curados (380 mil) que pessoas ainda doentes (352 mil).

Franca recuperação
O número de curados é maioria entre os infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, na China. O Worldometer, registrava às 18h45 de ontem 7,436 milhões de casos e 3,720 milhões de curas.

Pensando bem...
... a votação do impeachment foi a Alerj colocando o alvo na “cabecinha” do governador Witzel.

PODER SEM PUDOR

Um semanal diário

O diretor do semanário mineiro O Debate, Osvaldo Nobre, encontrou casualmente em Belo Horizonte o deputado José Maria Alkimin. A velha raposa política não perderia a chance de fazer média: “Excelente o seu jornal. Leio-o todos os dias.” Nobre observou, com ironia: “Mas o jornal é semanal, deputado. Rápido no gatilho, Alkimin não se fez de rogado: “Para você, que o faz uma vez por semana, porque, para mim, que o leio todos os dias, é diário mesmo!”

 
 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

 www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.