Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

“Garantir a proteção dos dados do cidadão, isso é da conta do TCU”

Ministro Augusto Nardes, que vai investigar os mega-vazamentos criminosos de dados
16/02/2021 08:00 - Cláudio Humberto


Vacina derruba Covid no mundo; Brasil é o próximo

O total de vacinados no mundo ultrapassou o de infectados no início do mês e o que se viu foram quedas vertiginosas da média de novos casos, de mortes, de pessoas em estado grave e, pela primeira vez em toda a pandemia, no número de casos ativos. 

No Brasil, o número de vacinados já é mais da metade do total de infectados, a média de novos casos e os casos ativos começaram a cair há duas semanas e, seguindo o que foi observado no mundo, as mortes devem despencar até o fim de fevereiro.

Primeiro sinal

A média de casos no mundo chegou ao pico de 741,7 mil no dia 10 de janeiro e a vacinação a fez cair pela metade em pouco mais de um mês.

15 dias depois

A média de mortes continuou subindo até 26 de janeiro, quando chegou a 14.438 por dia. Desde então, caiu para cerca de 11 mil atualmente.

Situação brasileira

No Brasil, os casos começaram a cair no início do mês e a vacinação acelerou, o que pressupõe que as mortes devem cair nos próximos dias.

Últimas notícias

Alívio em Portugal

Portugal, onde a pandemia ressurgiu com força, viu o número de novos casos cair para 90 em 24 horas, o menor desde o Natal.

Proposta de unificar ICMS beneficia distribuidoras

A proposta do governo de unificar o ICMS dos combustíveis, adotando a chamada “monofasia”, mostra que tem gente da área econômica com o rabo preso com as distribuidoras de combustíveis. 

A proposta preserva a “margem” desses atravessadores, que encarecem em 16% o preço final para o consumidor, e obriga apenas as refinarias e usinas de etanol a produzir e a pagar imposto. Enquanto isso, as atravessadoras ficam com o “lucro” de produtos aos quais não agregam qualquer valor.

Triunfo da esperteza

Nos debates sobre venda direta aos postos, distribuidoras só admitiam a medida após implantar a “monofasia” que o governo agora defende.

Cartório indecente

As distribuidoras adquiriram em 2009 resolução da “agência reguladora” ANP proibindo refinarias e usinas de venderem diretamente aos postos.

Manda quem pode

Há 8 meses o Conselho Nacional de Política Energética ordenou a ANP o fim do cartório indecente, mas as bilionárias distribuidoras não deixam.

Um argentino vaidoso

O falecido Carlos Menem era muito vaidoso. Carregava no pancake, para tentar disfarçar as rugas, apesar das plásticas, e também no laquê, para fixar cabelos tão pintados de preto quanto as costeletas de branco. Na presidência da Argentina, levava uma maquiadora em suas comitivas.

Papa rancoroso

O Papa Francisco sente rancor de quê? Elogia a Colômbia por receber venezuelanos, e não diz uma palavra sobre 270 mil fugitivos da ditadura Maduro acolhidos no Brasil, só porque não gosta do seu presidente.

Organização chinesa

É vergonhosa a submissão da OMS à China. Demorou mais de um mês para admitir a pandemia e depois levou 1 ano para ir a Wuhan, onde tudo começou. E concordou em investigar somente o que a ditadura permitiu. Por isso no Japão é chamada de “Organização Chinesa da Saúde”.

Carnacongresso

A pandemia é emergência mundial, mas no Congresso tudo pode esperar: ficou apenas para a próxima quinta-feira (18) a votação da medida provisória que facilita a compra de vacinas no País.  

Mudança nas eleições

A deputada Renata Abreu (Pode-SP), será a relatora da comissão que avalia mudanças nas eleições parlamentares. Já em 2022, o sistema de votos pode mudar de proporcional para distritão ou distrital misto.

Golpe contra o Brasil

Vazamento de informações de mais de 200 milhões de brasileiros ainda rende. Segundo o deputado Célio Studart (PV-CE), apesar da vigência da LGPD, “golpistas, agentes econômicos e governos estrangeiros terão informações extremamente detalhadas da população brasileira”.

Perspectiva

O secretário da Educação do governo de São Paulo, Rossieli Soares apresenta nesta terça-feira (16) os novos dados do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a Covid-19 (Simed).

Recorde maduro

A Polícia Rodoviária Federal divulgou resultados recordes na apreensão de drogas e redução de acidentes em 2020. Segundo a PRF, o melhor resultado desde 2003 decorre do “amadurecimento na forma de gestão”.

Pensando bem...

...tomara que o ano comece mesmo depois do Carnaval.

PODER SEM PUDOR

Duelo eleitoral

Candidato contra João Cleofas, em Pernambuco, Agamenon Magalhães encontrou o adversário e foi logo provocando: “Desta vez, vou te derrotar.” Agamenon avisou: “Nunca. Nem agora nem em qualquer outra eleição.” Cleofas ficou intrigado: 

“Por que?” Agamenon explicou: “Porque você tem usinas. Pensa dois terços do tempo em suas usinas e um terço em política. Eu, não. Penso em política 24 horas por dia.” Agamenon só perdeu para a morte.

Assine o Correio do Estado