Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Jair Bolsonaro: “Não basta dizer: ‘a Amazônia é nossa’. Devemos desenvolvê-la”

Presidente Jair Bolsonaro defende o desenvolvimento da região amazônica
12/10/2020 07:30 - Cláudio Humberto


Reforma não decola com frente parlamentar fraca

Deputados e senadores desdenham da redução do peso do Estado para os brasileiros. Sinal do desinteresse é a própria Frente Parlamentar Mista de Reforma Administrativa, composta só de 17 deputados e senadores (2,8% do Congresso). Reunia 219 parlamentares em fevereiro, ao ser criada. 

A Frente atraiu o ministro Paulo Guedes à entrega ao presidente da Câmara, quinta (8), da proposta de incluir atuais servidores na reforma. Mas Rodrigo Maia amarelou e os deixou pendurados na brocha.

Lobby gerador

A reforma administrativa está tão fora de foco que qualquer outra frente é mais relevante. A de defesa de geradoras de energia tem 230 membros.

Esqueçam o que falei

Ao contrário do que sinalizou no jantar na casa do ministro Bruno Dantas (TCU), Rodrigo Maia não endossou o projeto da frente parlamentar.

Ele matou a proposta

Após sinalizar apoio à proposta, Rodrigo Maia decepcionou outra vez ao optar pela demagogia, defendendo “direitos adquiridos” dos servidores.

Vanguarda do atraso

Maia se especializou em criar dificuldades às reformas de Bolsonaro e engavetar propostas que acabem privilégios no serviço público.  

Teste da vacina de Oxford segue ritmo acelerado

Os testes da vacina contra Covid produzida pela universidade de Oxford têm impressionado pelo profissionalismo. 

No primeiro contato, via telefone, os pesquisadores avaliam problemas como alergias e enfermidades, que podem excluir os voluntários, e agendam exames presenciais. 

Nessa segunda etapa, há coleta prévia de sangue para comparar resultados e triagem com três médicos diferentes antes de ser aplicada a vacina, ou placebo, na verdade a vacina para meningite.

Respeito e preocupação

Oxford arcará com quaisquer despesas médicas decorrentes do teste e todos que receberam placebo, terão a vacina real no fim do estudo.

Literalmente voluntários

O processo presencial dura cerca de três horas e a segunda dose da vacina ocorre 28 dias depois, mas ninguém é obrigado a retornar.

Brasil mandou bem

Oxford queria 10 mil voluntários e impressionou a vontade de ajudar dos brasileiros. Suspenderam os cadastros quando já passavam de 12 mil.

Velho mentiroso

O ex-presidiário Lula andou dizendo que toparia uma aliança para “fazer uma reforma tributária em que os ricos paguem imposto de verdade”. Só não explicou por que não a fez em 8 anos na Presidência da República.

Vale lembrar

O pagador de impostos bancou R$23,2 milhões em gastos dos cartões corporativos do governo federal, este ano. O valor representa só 28% do recorde estabelecido por Lula, em 2010, que torrou R$80 milhões.

Um craque no front

O embaixador do Brasil na Armênia, Agemar Sanctos, é considerado um dos melhores quadros da carreira diplomática brasileira. Seus informes sobre a guerra com o Azerbaijão têm sido elogiados no Itamaraty.

Jornalismo de funerária

A queda nos casos do Covid no país fez com que grandes sites, que antes destacavam o número de casos e mortes na primeira página, sumissem com os gráficos (até animados) e seus destaques.

Chegou a hora

O Instituto Unidos Pelo Brasil avalia que o comércio está em compasso de espera pela reabertura total para voltar a contratar. A crise no setor produziu cerca de 120 mil desempregados somente em São Paulo.

Ajuda federal

Bombeiros do Distrito Federal e de Santa Catarina serão enviados para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal. Segundo o Ministério da Justiça, 71 bombeiros serão mobilizados por conta do governo federal.

Pandemia pós-pandemia

O Fundo Monetário Internacional divulgou estudo sobre o risco de países afetados pela pandemia de sofrer com a fome. Na América do Sul, Peru, Bolívia e Venezuela sofrem o maior perigo. No Brasil, não existe o risco.

Rei Soldado

Além do Dia das Crianças, 12 de outubro marca também o aniversário de Dom Pedro I, “o Libertador”, imperador que lutou contra forças aliadas a Portugal e declarou a independência do Brasil, em 1822.

Pensando bem...

...o nome do Bolsa Família 2.0 é Renda Cidadã, mas também pode ser chamado de cartada pré-eleitoral.

PODER SEM PUDOR

Linguagem do cangaço

Certa vez baixou o espírito de Lampião em Inocêncio Oliveira, sertanejo de Serra Talhada (PE), como o célebre cangaceiro. Então primeiro vice-presidente da Câmara, adorava aparecer na TV Câmara presidindo sessões sem grande interesse. 

Um dia ele chegou no plenário quando a sessão era presidida por João Caldas, 4º secretário, que ficou enrolando e não lhe passou o lugar. Inocêncio nem se intimidou com as câmeras da TV: “Ou você sai daí agora ou vai sair debaixo de porrada!” Alagoano de Ibateguara, Caldas não leva desaforo para casa e encarou Inocêncio. 

A turma do “deixa disso” entrou em ação, levando Inocêncio para tomar chá de maracujá, enquanto outros tentavam convencer Caldas a ceder cadeira da presidência.

 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...