Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLAÚDIO HUMBERTO

“No momento, não vejo opositor para Jair Messias Bolsonaro”

Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) ao analisar a divisão na oposição
13/02/2021 08:12 - Cláudio Humberto


Desfeita exclui Samsung da briga pelo 5G no Brasil

Ao final da missão à Europa e Ásia liderada pelo ministro Fábio Faria (Comunicações), para discutir a implantação da tecnologia 5G no Brasil, restou uma certeza: a empresa sul-coreana Samsung está fora da disputa. 

Últimas Notícias

Tudo porque autoridades da Coreia do Sul exigiram quarentena de 14 dias para permitir o desembarque da comitiva só porque o copiloto da FAB havia sido diagnosticado com falso positivo antes do embarque. O gesto sul-coreano foi visto como desfeita às autoridades brasileiras.

Empresas soberanas

A viagem permitiu aos brasileiros conhecerem a excelência da tecnologia de 5G nas gigantes Ericsson (Suécia) e Huawei (China).

Com o mandachuva

Na Suécia, a comitiva foi recebida por Marcos Wallemberg, acionista majoritário da Ericsson e, feliz coincidência, do laboratório AstraZeneca.

Uma vacina 5G

Na China e na Suécia, com habilidade, o ministro Fabio Faria vinculou informalmente a adoção do 5G à garantia de mais vacinas para o Brasil.

China, o ponto alto

“A viagem foi muito produtiva”, definiu o ministro Bruno Dantas, do TCU, membro da comitiva. “O ponto alto, disparado, foi a visita à China”, disse.

Prévia do PIB brasileiro surpreende o mundo

A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro divulgado pelo Banco Central surpreendeu economistas do mundo inteiro. 

O IPC-BR de -4,05% foi melhor do que o esperado e um tapa na cara do Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu tombo de -9% para a economia brasileira e teve que explicar o erro gritante. 

Nas próximas semanas, o IBGE vai divulgar o resultado oficial e a previsão é de confirmar o “bom” resultado.

Melhor que europeus

O resultado da nossa economia foi melhor do que o observado em países europeus como Alemanha (-5%), França (-8,3%) e Itália (-8,8%).

Esses britânicos...

No Reino Unido, a queda de -9,9% foi pior que a previsão de -9,7% e que as registradas na crise de 1929 ou durante a 2ª Guerra Mundial.

Só os EUA à frente

Os resultados dos Estados Unidos da era Trump foram um pouco melhores que os brasileiros: o tombo na economia foi de cerca de -3,5%.

Questão de tempo

O novo ministro da Cidadania, João Roma, foi cotado para a Educação em abril de 2019, quando era iminente a saída do então ministro Ricardo Vélez Rodríguez, ligado a Olavo de Carvalho.

A frustração da nomeação, na época, marcou o distanciamento entre ACM Neto e Jair Bolsonaro.

Mundo dá voltas

O novo secretário-geral Onyx Lorenzoni fez força para que seu assessor Abraham Weintraub fosse nomeado para o MEC, e não João Roma, hoje seu substituto. Deu no que deu: muitos problemas para o governo.

Luz no fim do túnel

Amadurece no governo a ideia de aproveitar a necessidade de prorrogar o auxílio emergencial emplacando uma PEC de cortar gastos públicos. Ou “orçamento de guerra”, que permita reduzir salários e penduricalhos.

Apressado come cru

A semana foi marcada por derrotas políticas de João Doria. A de ontem foi a decisão unânime da executiva nacional barrando sua tentativa de “tratorar” o presidente do PSDB, Bruno Araújo, para assumir seu lugar.

Muro das lamentações

O posto dos Correios da Câmara virou muro das lamentações de muitos dos 504 exonerados pelo presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL). Pior ainda pela sensação de que a vassourada não afetou a rotina da Casa.

Mandou bem

Durante a missão ao exterior chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, o almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, mostrou por que seu nome é sempre lembrado como eventual substituto do chanceler Ernesto Araújo.

Tropa no estaleiro

Até agora, 39.600 militares da ativa já foram contaminados pelo coronavírus. Isso corresponde a 12% do efetivo total das Forças Armadas, que engajou 34.000 militares no combate à doença.

Relator experiente

O médico e deputado Pedro Westphalen (PP-RS) será o relator da medida provisória que facilita compra de insumos para vacinas contra Covid. Experiente, ele ganhou a confiança dos colegas em pouco tempo.

Pensando bem...

... marcar uma sessão na semana de Carnaval mostra que a Câmara já não é a mesma dos últimos cinco anos.

PODER SEM PUDOR

Correndo frouxo

Então senador, Mão Santa (PMDB-PI) adorava criticar Lula. Certa vez afirmou: “Ele tirou o ‘Ordem e Progresso’ da bandeira do Brasil e botou ‘Desordem e Regresso’!” Presidindo a sessão, o senador Tião Viana (PT-AC), ex-líder do governo, caiu na risada, como quase todo o plenário. Mas não saiu em defesa de Lula.

Assine o Correio do Estado