Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“O apoio da base do presidente Bolsonaro tem sido fundamental”

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) sobre a base de apoio do governo no Congresso
06/07/2020 01:00 - Cláudio Humberto


“O apoio da base do presidente Bolsonaro tem sido fundamental”

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) sobre a base de apoio do governo no Congresso

 

Feder ‘declina’ e Deschamps lidera as apostas

O temor de ser novamente descartado levou o secretário de Educação do Paraná, Rafael Feder, publicar post “declinando” do Ministério da Educação. Ele já havia aceitado o convite, em conversa ao telefone com o presidente Jair Bolsonaro, quinta (2). Mesmo avisado de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ia averiguar sua “ficha”, Feder preferiu evitar um novo vexame. Ressurge com força o nome do ex-secretário de Educação do governo de Santa Catarina, Eduardo Deschamps.

Saída honrosa

Com a demora em ser anunciado, Renato Feder se convenceu de que estava fora e tentou criar uma narrativa para não ser “chutado” outra vez.

Pendência de ICMS

O problema é que a Abin detectou problemas da empresa de Feder com a Justiça, em um caso se acusação de suposta sonegação de ICMS.

Contratos federais

A empresa Multilaser tem contratos com o governo federal, o que também poderia ser alegado contra ele pela oposição.

Gato escaldado

O caso Decotelli, que falsificou o seu próprio currículo, fez de Bolsonaro “gato escaldado”, daí a necessidade de checar a ficha de indicados.

Aneel usa covid e o dólar para ajudar ‘parceiras’

A crise se agrava, mas a agência “reguladora” de energia elétrica Aneel continua agindo como parceira de empresas e distribuidoras, em vez de regular em benefício do consumidor que a sustenta. Após a demagogia de proibir o corte de luz de famílias de baixa renda, por falta de pagamento na pandemia, liberou aumento na conta para “compensar as perdas”. Como outras agências, usou a antiga lorota: “a alta no dólar”.

História conhecida

Como acontece com os combustíveis, a Aneel deve fazer vista grossa e quando a pandemia passar e o dólar cair, não haverá redução na tarifa.

É uma mãe

Além de autorizar os aumentos, a Aneel sinaliza com empréstimo de até R$16 bilhões para dar “alívio” às distribuidoras pela queda na demanda.

Parceria profícua

Entre 2002 e 2009, governo Lula, distribuidoras cobraram R$7 bilhões a mais do que deveriam dos consumidores e ficou tudo por isso mesmo.

Capitão é quem manda

Insistiu-se na lorota, na escolha do titular do MEC, de que os militares exigem ser “consultados”. Mal sabem que, no atual governo, militares não dão palpites, nem indicam ministros. Eles apenas batem continência.

Plantão permanente

Parlamentares ávidos por cargos nos estados têm assediado o general Braga Neto, ministro da Casa Civil. Paciente, ele os recebe e atende ligações até altas horas, mas adverte: quem decide é o presidente.

Esta eleição é inadiável

A Câmara elege, nesta segunda (6), o 3º secretário da Mesa Diretora, após saída de Fábio Faria (PSD-RN), nomeado ministro. A vaga é do PSD. O 3º secretário gerencia licenças médicas e viagens de deputados.

Conversa mole

Comentaristas de TV fechada, claramente carentes de fontes, continuam recorrendo a truques como “ala militar” ou “ala ideológica” para confirmar a desinformação observada pelo ministro Augusto Heleno (GSI).

Ativistas presos. Já o PCC...

Sobre a prisão de bolsonaristas, a procuradora Thaméa Danelon recomenda analisar “crimes de fato graves” que exigem prisão. Afinal, este é o País cuja Justiça solta bandidos do PCC alegando “pandemia”.

Seguidores

Os seguidores do chanceler Ernesto Araújo no Twitter variam de deputados a militantes, autoridades internacionais etc., mas também os ex-ministros da Saúde, Luiz Mandetta, e da Justiça, Sérgio Moro.

Máquinas a postos

A reabertura gradual da economia em várias cidades e estados iniciadas este mês teve impacto direto na indústria. Segundo a FGV, houve alta de 15,2 pontos no índice de confiança do setor, o maior da série histórica.  

Na onda da pandemia

Levantamento da plataforma Inteligov mostra que os parlamentares de todas as esferas do Legislativo estão loucos pelos holofotes do covid: apresentaram 6.325 projetos relativos à pandemia, até agora.

Pensando bem...

...é melhor Jair sentando pra conversar.

 
 

PODER SEM PUDOR

Censura na fonte

O comício de Leonel Brizola atraiu uma multidão, em Cruz Alta (RS). “De 10 a 12 mil pessoas”, exultou dr. Schmidt, médico e prefeito da cidade, da janela da prefeitura. Mas, de repente, naquela época pré-celular, uma repórter pediu para usar o telefone da prefeitura a fim de transmitir a notícia. Ele ouviu o relato dela: “...um fracasso, no máximo 1.500 pessoas”. Dr. Schmidt reagiu: “Não faça isso, a senhora está mentindo. Tem várias vezes mais pessoas.” Ela não lhe deu confiança: “A notícia é minha, mando a que quero.” O prefeito arrancou-lhe o telefone das mãos: “Pois o telefone é meu e nele você não manda mentira!”

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...