“Óbito de moradores de rua é menor que a média nacional. São Paulo tem 28 mil moradores de rua e só 28 morreram pela doença. É o equivalente a 0,01%”, de CELSO RUSSOMANO // voltando a falar de moradores de rua com covid-19.
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi afastado por 90 dias, mas o presidente do Conselho de Ética, Jayme Campos (DEM-MT), do mesmo partido, sugeriu uma licença de 121 dias.
Mais: não é coincidência: o senador que se licencia por mais de 120 dias deve ceder seu cargo para o suplente. E o suplente de Chico é seu filho Pedro Arthur, outro filiado ao DEM de Davi Alcolumbre.
In – Drinque: soft lemon
Out – Drinque: gin com pepino e maracujá
A atriz Bruna Marquezine, 25 anos, que há pouco tempo atacou de apresentadora, ao lado de sua amiga Manu Gavassi no prêmio Miaw da MTV, agora amplia seu leque de atuação: virou youtuber.
Afastada da TV desde 2018 após viver Catarina em Deus Salve o Rei decidiu também em comum acordo encerrar seu contrato com a Globo para se dedicar a outros projetos, entre eles estudar fora.
Convidada por Giovanna Ewbank a assumir o canal enquanto estava de licença maternidade e com bons resultados e uma chuva de elogios resolveu abrir seu próprio canal. Em menos de 24 horas no ar já conseguiu mais de 45 mil inscritos e seu primeiro vídeo traz justamente os bastidores da premiação MTV Miaw e teve mais de 139 mil visualizações.
“Só não criem grandes expectativas, tá?! Não temos quadros, abertura ou vídeos semanais! Por enquanto o canal vai servir como uma plataforma pra dividir o backstage dos projetos que estão por vir, um pouquinho mais do meu dia a dia e do que eu amo”.
A pandemia está aumentando as desigualdades educacionais de desenvolvimento infantil. As crianças mais pobres vivem em casas lotadas, não têm acesso à internet e não tem quem as ajude a entender a aula e fazer o dever de casa, pois seus pais não chegaram ao ensino médio e estão tendo de sair para trabalhar, pois não podem fazer home office.
As crianças das famílias mais ricas não têm dificuldade, mas também estão sofrendo com o isolamento, que está prejudicando sua saúde mental.
Ou seja: a geração coronavírus provavelmente será menos produtiva e mais desigual com relação às gerações anteriores e posteriores. Esses efeitos serão muito diferentes entre os Estados brasileiros.
Dados no Pnad-Covid dizem quem apenas 30% dos alunos da rede pública do Pará receberam e estão fazendo atividades escolares regularmente durante a pandemia, por exemplo, comparados com 76% dos alunos da rede privada. Na Bahia, essas parcelas são de 56% na pública e 86% na privada e no Rio, 71% e 86% respectivamente.
A área artística foi uma das mais atingida pelo isolamento social devido a pandemia do coronavírus. Com a queda do contágio aos poucos o setor vai voltando. Atores e cantores tiveram que se reinventar e muitos se jogaram nas lives.
A cantora Elba Ramalho foi uma delas. Agora se prepara para o lançamento de um novo álbum. Mas na última sexta-feira (16) lançou o single Eu e vocês.
Este trabalho é um dos mais especiais de sua carreira além composição ter sido feita pela amiga Zélia Duncan, a música ainda conta com a participação de seu filho Luã, do relacionamento com Mauricio Mattar e das filhas adotivas Maria Paula, Maria Clara e Maria Esperança. Luã ainda é produtor do novo disco.
Deputados do Psol querem inventar lei obrigando as emissoras a incluir nos debates todos os candidatos, incluindo os irrelevantes, que não aparecem nas pesquisas e aqueles sem representação no Congresso.
Na cidade de São Paulo, debates certamente contarão com a participação de Guilherme Boulos, candidato do Psol e provavelmente até Jilmar Tatto, os dois estão crescendo nas pesquisas. Joice Hasselmann, que não decola, ficaria de fora.
Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre queriam suspender o recesso parlamentar em janeiro, para ver se aprovam emenda que permita a reeleição deles na Câmara e no Senado, respectivamente.
As primeiras conversas com líderes partidários não foram animadoras. As agendas dos congressistas estarão ocupadas em janeiro com a posse de diversos prefeitos e vereadores.
O habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello ao traficante André do Rap, sua nova ordem de prisão e sua fuga ainda vão gerar novas ondas políticas-institucionais.
Pode dar novo impulso à Lava Jato, que tem no atual presidente do STF, Luiz Fux (ao contrário de Dias Toffoli) um entusiasta. A questão é como esse alinhamento afetará a relação de Fux com Bolsonaro. Depois da saída de Sérgio Moro, o Planalto vem deixando claro que atua para enfraquecer a força-tarefa.
A união do Supremo, manifestada em relação ao que foi percebido, há meses como ameaça à democracia, já vinha diminuindo frente ao distanciamento com o governo federal e vai se deteriorar mais.
O governo paulista excluiu o restante do Brasil da vacina desenvolvida com a parceria do Instituto Butantã. O governador João Doria anuncia que haverá vacina apenas para “os brasileiros de São Paulo”.
Agora, exige que a conta seja paga pelo Ministério da Saúde. Ele vai se reunir hoje com o ministro da Saúde, a quem vai oferecer a 100 milhões de vacinas, desenvolvidas com a participação do Instituto Butantã ao custo de R$ 5,6 bilhões.
Tende a favorecer, tanto no STF quanto no Congresso, os defensores da prisão em segunda instância e paralelamente, posição contrária à suspeição de Sérgio Moro com efeitos diretos sobre a condenação do ex-presidente Lula.
Alimentará nova ofensiva do núcleo bolsonarista na Câmara para avançar pautas de costumes. Bolsonaro não entrará em temas que comprometam a aliança com o Centrão, nem deve embarcar em conflito com Rodrigo Maia, como parte de seus apoiadores gostariam. Quem viver, verá.
Com aval do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, que estava sumido da mídia falou em uma entrevista ao Voz do Brasil que o vermífugo nitazoxanida tem capacidade de reduzir em 95% a carga viral da covid-19 em pacientes no início do tratamento, ou seja, o ex-astronauta com apoio do Chefe do Governo, faz propaganda como se fosse uma nova cloraquina.
Mais: o ministro prometeu que em breve irá divulgar os números a eficácia do medicamento. Vale lembrar que Pontes foi um dos ministros que testou positivo no governo.
Se fosse no Brasil, a campanha de Donald Trump teria sido, no mínimo, multada tamanha sua agressividade. Joe Biden é retratado como um velho gagá em todos os spots da propaganda.
A campanha democrata também não fica atrás. Embora seja menos agressiva, tripudia com os maneirismos do adversário. A média das pesquisas nacionais nos Estados Unidos mostram Joe Biden cerca de nove pontos percentuais à frente de Donald Trump.
Nas redes sociais, contudo, a batalha de holofote tem outro vencedor. Trump lidera a tração na internet, em média, de 70% contra 30% do candidato de oposição. A semana entre 6 e 12 de outubro foi a melhor para o ex-vice de Obama: Biden teve 37% de engajamento nas redes sociais.
O total de seguidores representa grande diferença: Trump tem mais de 141 milhões e Joe Biden, pouco mais de 19 milhões.
O ministro Paulo Guedes, na saída de eventos com advogados, mostrou o quanto está aflito com as dificuldades de aprovação das reformas e deterioração das contas públicas. E disse que os “atrasa-reformas e os fura-tetos” deveriam ser submetidos a um plebiscito.
De um lado, os cortes de mamatas fiscais e os salários espetaculares; de outro, o Renda Brasil, beneficiando 60 milhões de pessoas. “Aí eles iriam ver o que o povo quer”. Um dos presentes no jantar, diante da ideia do plebiscito, disse ao ministro da Economia que a fórmula teria de ser aprovada pelo Congresso.
E Guedes emendou: “E eles não aprovaram as armas? Essa seria uma missão para o nosso presidente Bolsonaro”.