Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

Ministro Marcelo Queiroga (Saúde): “Os paulistas merecem alguém melhor”

Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) sobre João Dória usando vacinas como palanque
15/01/2022 08:44 - Cláudio Humberto


“Os paulistas merecem alguém melhor”
Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) sobre João Dória usando vacinas como palanque

Inédito: Bolsonaro tem mais votos na espontânea

Pesquisa divulgada nesta sexta (14) pelo Ipespe contém números que arrancaram expressões de incredulidade de analistas experientes nesse tipo de levantamento. 

O presidente Jair Bolsonaro aparece com maior intenção de votos na pesquisa espontânea (25%) do que na estimulada (24%).

Isso causou estranheza porque, na espontânea, os percentuais são até cinco vezes menores que os números da estimulada, quando o eleitor é confrontado com a lista de candidatos.

Eleitores consolidados

Para Antonio Lavareda, dono do Ipespe, isso apenas mostra o quanto é consolidada a preferência de um quarto do eleitorado por Bolsonaro.

Votos já definidos?

Outro dado intrigante, no Ipespe, é quanto ao percentual de indecisos a 9 meses da eleição: somente 5% a 7%, a depender do cenário.

Olho na espontânea

Lavareda destaca que a pesquisa espontânea é a mais próxima da realidade. Ali, Lula tem 35%, Bolsonaro 25% e são 25% os indecisos.

Pesquisa por telefone

O Ipespe entrevistou mil pessoas por telefone entre 10 e 12 deste mês. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-09080/2022.

Energia: distribuidora alega ‘prejuízo’ e povo paga

As distribuidoras de energia criaram o primeiro negócio do mundo de risco zero, em que supostos prejuízos são pagos pelos clientes. F

oi o que demonstrou, nesta sexta (14), o decreto em que o presidente Jair Bolsonaro regulamenta sua medida provisória 1078, de dezembro, condenando consumidores, residenciais e comerciais, a pagar empréstimos de R$15 bilhões a serem contraídos pelas espertas distribuidoras, à custa de reajustes obscenos na conta de luz, em 2022.

Assalto ao cidadão

O governo autorizou as distribuidoras a transferir para a conta de luz os supostos “prejuízos”, apesar da bandeira vermelha P2 que pagamos.

Extorsão insuficiente

As empresas alegam que a bandeira vermelha P2, a mais escorchante da História, “não foi suficiente” para pagar os custos da atividade.

Escassez da verdade

E mentem, atribuindo o problema à “escassez hídrica”. A conta é cara porque o consumidor ainda paga os empréstimos malandros de 2020.

Mão dupla

A nova concessão da via Dutra, uma das mais importantes do País, terá investimento de R$ 14,8 bilhões e criará 220 mil empregos, além da de uma redução de 35% na tarifa. “É por isso que quebramos martelo por aí”, disse o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura).