Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Outro absurdo! Não existe lugar mais seguro contra o contágio”

Deputado Osmar Terra (MDB-RS), sobre o fechamento de parques em Porto Alegre
12/07/2020 07:00 - Cláudio Humberto


“Outro absurdo! Não existe lugar mais seguro contra o contágio”

Deputado Osmar Terra (MDB-RS), sobre o fechamento de parques em Porto Alegre

 

Aprovação de Bolsonaro supera a de Doria em SP

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo revela um dado surpreendente: somam 27,5% os eleitores paulistanos que avaliam a gestão do atual presidente como “ótima” ou “boa”, enquanto totalizam 23,3% os que fazem a mesma avaliação do governo de João Doria. A pesquisa mostra que, apesar das crises e do desgaste, Bolsonaro mantém seus apoiadores próximos dos 30% do eleitorado.

Inclua-os fora dessa

A pesquisa mostra também que pega mal, junto ao eleitorado paulistano, tanto o apoio de Bolsonaro quanto o de Doria, na eleição deste ano.

Apoio positivo

O apoio de Bolsonaro faria crescer em 18,1% a possibilidade de o eleitor votar em candidato a prefeito de São Paulo. No caso de Doria, 16,3%.  

Apoio negativo

Vão a 39,2% os eleitores que desistiriam de votar em candidato apoiado por Bolsonaro, em São Paulo. O apoio de Doria afastaria 34,6%.

Registro no TRE

O Paraná Pesquisas ouviu 1,2 mil eleitores paulistanos entre os dias 4 e 8 de julho. O levantamento está registrado no TRE sob nº SP-06382/2020.

Reservas venezuelanas estão indo para a Rússia

As reservas de petróleo da Venezuela estão cada vez mais sob controle russo. Com o país fragilizado pelas sanções dos Estados Unidos e a produção reduzida ao menor nível histórico, o presidente Vladimir Putin, esperto, ofereceu “solidariedade” e fez a petroleira russa Rosneft liberar muito dinheiro ao regime de Nicolás Maduro mediante garantias como a refinaria Citgo, principal joia da coroa da PDVSA, petroleira venezuelana.

Negócio da China

O empréstimo da russa Rosneft à venezuelana PDVSA constituiu a compra, na prática, de 49,9% da refinaria Citgo ao final do acordo.

Reféns de Moscou

O acordo com os russos prevê pagamentos em petróleo, cuja venda corresponde a 99% de toda a renda da Venezuela com exportações.

Crise grave e vai piorar

Em 2019, enquanto os russos multiplicavam seus lucros, o PIB da Venezuela caiu 35%, ainda sem levar em conta os efeitos da pandemia.

Hipocrisia in natura

Com paciência de Jó, o vice Hamilton Mourão recebeu empresários, sexta, pretendendo ditar regras sobre meio-ambiente: tinha a Vale, que matou trezentas pessoas e o rio Doce, de 800km; tinha banqueiro, ONGs da “indústria de árvores”, fábrica de papel, petroleira poluidora etc.

Caça ao covid-19

Após uma centena de servidores infectados, a começar pelo chefe, o Planalto foi minuciosamente higienizado por ordem do ministro Jorge Oliveira (secretaria-geral). A operação será repetida periodicamente.

Alvo é o agronegócio

O agronegócio brasileiro está bombando: em plena crise da pandemia, vai colher em 2020 a maior safra da História. Isso levou os concorrentes à loucura, mundo afora, e explica por que ONGs financiadas por esses rivais do Brasil começam a temporada de lorotas sobre a Amazônia.

Ninguém fica para trás

Comandando pelo embaixador João Solano Carneiro da Cunha, o consulado do Brasil em Córdoba (Argentina) já promoveu a repatriação de cerca de 150 brasileiros retidos pela pandemia em sete províncias.

Só privatizando

Ainda tem gente contra a privatização, apesar da péssima qualidade dos serviços estatais. Encomenda que chegou a Brasília dia 4 ainda não foi entregue ao destinatário. Desleixo inaceitável em empresa privada.

Diálogo Brasil-França

Apesar das caras e bocas de Emmanuel Macron, diplomatas de alto nível do Brasil e da França mantiveram reunião por videoconferência, esta semana, presidida pelo embaixador Kenneth da Nóbrega, inclusive sobre meio-ambiente. Acertaram nova rodada para breve.

Nova geração

Deputado estadual mais jovem do País, João Henrique Catan (PL) botou fogo na disputa em Campo Grande (MS) ao se lançar para prefeito bem pontuado nas pesquisas. Ele é neto do ex-governador Marcelo Miranda.

Fenômeno

Lagoa do Mato, localizado no leste do Maranhão, virou um fenômeno na pandemia: é o único município do Maranhão sem casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico local.

Pensando bem...

...de convidado a nomeado em menos de meia hora, o ministro Milton Ribeiro (Educação) mostrou que se vira nos 30.

 
 

PODER SEM PUDOR

Algodão colorido

O deputado Adail Barreto (CE) voltou da União Soviética maravilhado com uma plantação de algodão colorido que visitara. Contou a novidade aos trabalhadores de sua fazenda, em Iguatu, no Cariri. Um deles ouvia a conversa enquanto pitava o cigarro de palha. E desdenhou: “Algodão colorido, doutor? Não acredito.” Adail confirmou: “Pois eu vi.” O funcionário teorizou: “Então eles adubaram a terra com esterco de pavão...”

Felpuda


Questão de família acabou descambando para o lado da política, e a confusão já é do conhecimento público. 

A queda de braço tem como foco a troca de apoio político que, de um, foi para outro. Sem contar as ameaças de denúncia da figura central do imbróglio. 

A continuar assim, há quem diga que nenhum dos dois candidatos a vereador envolvidos na história conseguirá ser eleito. Barraco é pouco!