Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Deputado Jerônimo Goergen sobre críticas ao discurso de Bolsonaro: "Perderam o dia nesta análise"

Dep. Jerônimo Goergen, sobre as críticas de “inimigos” de Bolsonaro ao seu discurso na ONU
23/09/2020 07:40 - Cláudio Humberto


“Perderam o dia nesta análise”

Dep. Jerônimo Goergen, sobre as críticas de “inimigos” de Bolsonaro ao seu discurso na ONU

 

Jogo de cena emperra redução de parlamentares

Para apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC), é necessária assinatura de um terço dos deputados (171) ou dos senadores (27), mas o apoio às PECs que tratam de reduzir o número de parlamentares foi apenas jogo de cena e nenhuma delas prosperou no Congresso. As mais recentes, uma que propõe redução de três para dois senadores e outra que reduz número de deputados federais, seguem na gaveta e mostram que o apoio é no palanque, em frente às câmeras e só da boca para fora.

 

Localização da gaveta

As duas PECs estão paradas desde o ano passado nas CCJs da Câmara e Senado, apesar de ambas terem recebido pareceres pela aprovação.

 

Alívio bilionário

Além de menos senadores, deputados federais seriam de 4 a 65 por UF, com economia de R$ 1,3 bilhão por legislatura, mandato de quatro anos.

 

Economia acessória

Com o corte de parlamentares vêm os cortes de aspones, auxílios, verba de gabinete, cotas indenizatórias, carros oficiais, passagens aéreas, etc.

 

Segundo mais caro

O Congresso brasileiro é o segundo mais caro do mundo, em que cada membro custa R$ 47 milhões por ano, segundo a União Interparlamentar.

 

Brasil tem menor incidência de Covid em 90 dias

Há quase dois meses o Brasil vem apresentando dados animadores em relação à pandemia do coronavírus e reduziu o número de casos ativos, pessoas atualmente infectadas, para 507,8 mil. Esse é o menor número de pessoas doentes ao mesmo tempo desde o dia 24 de junho. Com o número de curas frequentemente maior do que os novos contágios, a marca psicológica de 500 mil casos deve ser cruzada, para baixo nesta quarta-feira.

 

Ladeira abaixo

A média diária de novos casos é de 29,6 mil, a menor desde 18 de junho, excluído o feriadão da Independência, quando houve represamento.

 

O que importa

No caso das mortes, descontado o período do feriadão, a média diária está em 748, o menor patamar desde 18 de maio.

 

Europa preocupa

O Brasil segue tendência oposta à observada em vários países europeus, como França e Reino Unido, que verificam alta nos casos e mortes.

 

Cumpriu-se o fado

O ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, não ameaçou de retaliação os países que boicotam produtos brasileiros, mas foi exatamente o que informaram alguns veículos sobre sua entrevista à rádio Bandeirantes na qual desabafou contra distorções da imprensa.

 

Chega de mimimi

Para enfrentar o mimimi de alguns médicos peritos, o governo precisa acabar seu próprio mimimi e editar uma medida provisória que autorize outros médicos a fazerem o trabalho e honrar o juramento de Hipócrates.

 

Já vai tarde

Os bandidos que assassinaram Elias Maluco na prisão são da mesma laia, tão cruéis quanto ele, que matou covardemente o jornalista Tim Lopes. Mas o mundo certamente ficou um pouco melhor.

 

Vexame à brasileira

Líder da “bancada” do atraso pró-ditadura venezuelana, que reclama da visita recente do secretário de Estado Mike Pompeo, o senador Telmário Mota (Pros-RR) foi a Caracas em abril de 2019 adular Nicolás Maduro, tirano que a ONU acusa de perseguir, prender e assassinar opositores.

 

Objetivo alcançado

A greve de 34 dias nos Correios cumpriu seu objetivo de garantir à rapaziada, sob o patrocínio da Justiça do Trabalho, férias em dobro. Para além dos trinta dias previstos em lei, mais 34 de folga remunerada.

 

Fúria na porta da cadeia

O senador Álvaro Dias (Pode-PR) acha que “advogados dos corruptos devem estar enfurecidos” após decisão do CNJ que referendou ato do novo presidente do órgão, Luiz Fux, para restringir soltura de presos por corrupção que alegam o tal risco da Covid-19 para sair da cadeia.

 

Tempero pré-eleição

Donald Trump deve nomear um novo juiz da Suprema Corte dos EUA até o próximo fim de semana. Na campanha de 2016, o presidente americano divulgou lista de 25 nomes de possíveis indicados. E já emplacou dois.

 

Europeu não tem noção

A Amazônia Legal é uma área de 5,2 milhões de km², que corresponde a 61% do território brasileiro. É um território 25% maior do que a soma da área de todos os países da União Europeia e o Reino Unido.

 

Pensando bem...

...os ataques ao discurso mal disfarçavam a frustração pelo fato de Bolsonaro não ter falado mal do Brasil na ONU.

 

Poder sem pudor

Palavra de sequestrador

Convidado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, certa vez, o aspone do então presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, tentava explicar por que o governo não considera terroristas os narcoguerrilheiros das Farc. O tucano Luiz Carlos Hauly (PR) provocou: “são bandidos, sequestradores e traficantes”. O deputado Fernando Gabeira (RJ) pediu um aparte: “Preciso ouvir o que pensa o convidado sobre o que disse o deputado Hauly. Se ele disser que não fala com sequestrador, tenho de ir embora”. Todos caíram na gargalhada: é que Gabeira participou do grupo que sequestrou o embaixador americano, nos anos 1970, durante o regime militar.

 
 

Felpuda


Falatório e atitude de membro da família acenderam a luz vermelha no “QG” de candidato, pois poderão causar muitos estragos. 

A tropa de choque de defensores do candidato a prefeito já foi colocada em campo e só falta falar que os genes de ambos são diferentes. 

E com relação ao dito-cujo, sabe-se que deverá ser orientado a “baixar a bola” nos próximos dias, mais precisamente até o término da campanha eleitoral.

Afinal...