Colunistas
CLÁUDIO HUMBERTO

“Pra que que você quer acumular tanto dinheiro, imbecil?”

Lula, pré-candidato do PT, logo ele que foi preso por corrupção, ofendendo eleitores

Cláudio Humberto

02/07/2022 11:45

Nome de Lula aparece outra vez vinculado ao PCC

Depois do ex-contador João Muniz Leite, foi a vez de Marcos Valério, principal operador do Mensalão a relatar o envolvimento de Lula, seu governo e o PT com o PCC para financiamento ilegal do partido e de seus políticos. 

Na delação premiada homologada pelo STF, Valério revelou que o governo Lula também era chantageado pelo empresário Ronan Maria Pinto para não abrir o bico sobre as relações criminosas.

Tutti buona gente

O dinheiro de Ronan Maria Pinto, diz Valério, vinha de empresas de ônibus, transporte pirata, bingos, que atuavam para lavar o dinheiro.

De quem sabe

As informações sobre o financiamento ilegal, segundo Valério, vieram de quem teria conhecimento profundo: o tesoureiro do PT Silvio Pereira

Pedra no sapato

Valério também citou a existência de dossiê sobre o esquema, criado pelo prefeito Celso Daniel, misteriosamente assassinado em 2002.

Dúvida persiste

“Ninguém achou esse dossiê mais”, disse Valério ao sugerir que a morte do ex-prefeito de Santo André pode ter sido queima de arquivo.

‘Mão que lava a outra’ socorre famílias carentes

Para além do dinheiro no bolso do Auxílio Brasil, que passará a R$600 a partir de agosto, a PEC já aprovada no Senado prevê investimentos de R$500 milhões no quase desconhecido programa Alimenta Brasil. 

Trata-se de uma iniciativa engenhosa em que uma mão lava a outra: compra alimentos produzidos por agricultores familiares para serem distribuídos a famílias em situação de insegurança alimentar, e outras destinações.