Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Primeiro a pandemia, depois a economia”

Deputado Arthur Lira (AL) sobre as prioridades do centrão na aliança com o governo
04/06/2020 04:00 - Cláudio Humberto


“Primeiro a pandemia, depois a economia”
Deputado Arthur Lira (AL) sobre as prioridades do centrão na aliança com o governo

Curados já superam infectados pelo coronavírus
O número de pessoas que venceram a batalha contra o coronavírus já supera o total de casos ativos no mundo, marcando uma virada na pandemia. O portal Worldometer, que monitora a doença no planeta, já registra 3,1 milhões de curados e 3 milhões de infectados. O marco só não foi atingido antes porque Espanha e Reino Unido, países entre os cinco mais atingidos, não disponibilizaram seus números de curados.

Menos mortes
O número de mortes também apresenta tendência forte de queda e os novos óbitos caíram, em média, pela metade desde o dia 17 de abril.

Boa nova
O Brasil, que ainda está no pico de contágio, teve mais de 40 mil curas registradas nos últimos dois dias, superando o número de novos casos.

Melhor ainda
O bom relacionamento com o Reino Unido possibilitou que o Brasil seja um dos países a testar a vacina criada na Universidade de Oxford.

Só elogios
O embaixador britânico Vijay Rangarajan anunciou a parceria e rasgou elogios à atuação do general e ministro Eduardo Pazuelo (Saúde).

Fraga pode ser definido novo ministro nesta quinta
O ex-deputado Alberto Fraga pode ser definido como novo ministro do governo Bolsonaro ainda nesta quinta (4), durante reunião do presidente com o deputado Capitão Augusto (PSL-SP), coordenador da bancada de Segurança Pública na Câmara. Bolsonaro decidiu dividir novamente o Ministério da Justiça para recriar a pasta de Segurança Pública, solução muito elogiada por seus resultados, durante o governo Michel Temer.

Apoio importante
Capitão Augusto apoiaria a indicação de Fraga, coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e amigo pessoal do presidente.

Contra especulações
O próprio presidente afirmou que definirá logo o ministro, para evitar especulações, e anunciou a reunião com o deputado paulista.  

Mudou a lógica
No governo Temer, o Ministério da Segurança Pública destinou grande volume de recursos aos Estados, promovendo redução da criminalidade.

Fake news no NYT
Fake news no New York Times de ontem diz que Jair Bolsonaro “busca agressivamente o desenvolvimento na Amazônia, incluindo mineração e agricultura em larga escala”. O autor, Henry Fountein, ignorante no assunto, não sabe que terras da floresta não se prestam à agricultura.

Agora é tarde
Só agora, após os danos à imagem do Brasil, Mikaela Weisse, da ONG Global Forest Watch, diz que que as queimadas de 2019 “contribuíram relativamente pouco para a perda total de florestas primárias no Brasil”.

O ‘Velho’ virou passado
O pé-atrás de Lula em relação ao grupo “pró-democracia”, que usa preto e agride adversários, como os “camisas negras” na Itália fascista, mostra que o “Velho”, como o chamam, não sabia que o grupo é obra do PT.

Máscaras e luvas
Depois das máscaras de proteção contra o covid-19, agora é a vez de as luvas ganharem atenção na Câmara. O deputado Marco Feliciano chamou atenção usando um par de luvas pretas na sessão dessa quarta.

Lavar as mãos é preciso
A Caesb estatal de saneamento do DF, vai distribuir sabonetes e sabão em barra arrecadados em campanha solidária para famílias do DF em situação vulnerável. Serão 12 mil itens de higiene.

Derzi de volta
Após gestão positiva na Sudeco, Marcos Derzi assumirá a presidência da Fundação Estadual do Trabalho do governo de Mato Grosso do Sul, com olhos voltados para criação de vagas de trabalho em tempos de covid.

Custo é das empresas
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo estima em R$2 bilhões por mês o custo dos itens mínimos de higiene requeridos pelo Plano SP, a “reabertura” de João Doria.

Empresa do DF
O grupo Sabin, um dos maiores de medicina diagnóstica e todo gerido por mulheres, iniciou campanha para estimular mulheres a denunciar a violência doméstica, que chegou a subir 45% durante a pandemia.

Pensando bem...
...o uso da cloroquina só é debate para quem não usa.

PODER SEM PUDOR

Juiz desobediente
O deputado Ney Lopes (PFL-RN) certa vez contou a um grupo de juízes federais um fato que testemunhou no início da carreira. Ele havia chegado a Alexandria e foi logo chamado pra uma conversa com o chefe político local. “Você conhece essa coisa de Justiça? Não estou gostando do juiz daqui.” Ele ficou curioso: “Por que? Há denúncias contra o seu comportamento moral? O coronel esclareceu: “Não é isso, é que ele tem dado sentenças sem falar comigo...”

 
 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

 www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.