Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Deputado Vitor Hugo: “Se incomodamos, é sinal de que estamos no caminho certo”

Deputado Vitor Hugo (PSL-GO), sobre charges de sua saída da liderança do governo
16/08/2020 06:00 - Cláudio Humberto


“Se incomodamos, é sinal de que estamos no caminho certo”
Deputado Vitor Hugo (PSL-GO), sobre charges de sua saída da liderança do governo

Senado põe sob suspeita relator contra Dallagnol
Senadores da “bancada da ética” pressionam para que Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, apadrinhado de Renan Calheiros (MDB-AL), seja afastado da relatoria do julgamento do procurador Deltan Dallagnol, da Lava Jato, no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), terça (18). Os 13 senadores de 6 partidos e 12 estados, do grupo “Muda Senado”, apontam a forte ligação do conselheiro ao político alagoano, cuja representação virou processo contra Dallagnol, terror de políticos denunciados nos casos de corrupção investigados na Lava Jato.

São assim, ó
Bandeira de Mello Filho foi chefe de gabinete de Renan, então presidente do Senado e por ele nomeado secretário-geral da Mesa.

O predileto
A indicação do ex-chefe de gabinete para o cargo de conselheiro do CNMP também é atribuída ao senador-coronel de Alagoas.

O grupo dos treze
Integram o grupo Alessandro Vieira, Álvaro Dias, Eduardo Girão, Jorge Kajuru, Lasier Martins, Leila Barros, Major Olímpio e Mara Gabrili (SP).

Bancada da ética
Marcos do Val, Oriovisto Guimaraes, Randolfe Rodrigues, Soraya Thronicke e Styvenson Valentim também são do “Muda Senado”.

Média de registro de óbitos cai desde 27 de julho
O painel especial de monitoramento da pandemia da Covid-19 dos Cartórios de Registro Civil, que mantém uma conta detalhada de cada registro de óbito feito em todo o País, incluindo casos confirmados e também apenas os suspeitos, indica que a média móvel caiu de 822 mortes no dia 27 de julho, para 390 na última quarta-feira (12). A “média móvel” é a evolução no tempo da média do número de mortes e leva em consideração os diversos números apresentados numa só data.

Indicador de tendência
Os números mudam à medida de novas informações: a média móvel é o indicador de tendência mais confiável, usado até no mercado financeiro.

Contas diferentes
A conta do painel dos cartórios de registro civil leva em consideração a data do óbito e não do registro da morte do paciente.

Também apresenta queda
Em relação à data registro de mortes, que é a forma apresentada pelo Ministério da Saúde, o total tem caído nas últimas duas semanas.

Mais oposição no STF
Ficou para dia 28 o julgamento da ação do PDT no STF que questiona o veto de Bolsonaro ao artigo de uma lei que obriga o uso de máscara em espaços públicos e privados. O relator é o ministro Gilmar Mendes.

Não custava perguntar
O ex-secretário de Desestatização e Privatização Salim Mattar saiu do cargo reclamando que a coisa não andava. Deveria ter perguntado ao governador do DF como se faz. Ibaneis Rocha está tocando uma dezena de privatizações. Com paciência e negociação com o Legislativo.

Nó na cabeça
Após o papel determinante da “ajuda emergencial” na recuperação do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas, os opositores que usaram e abusaram do Bolsa Família, já chamam o programa social de “populista”.

Grana útil e parada
Projeto de Joice Hasselmann (PSL-SP) permite o saque integral do FGTS durante estados de calamidade ou pandemia. O saque foi permitido pelo governo, no início da crise, mas limitado a um salário.

O fato errou, não a ‘notícia’
Jornalões de São Paulo manchetearam que o Tribunal de Justiça de São Paulo pagaria “bônus” de R$100 mil para que seus juízes colocassem o trabalho em dia. Quando o presidente da corte demonstrou que isso era ficção, os jornalões noticiam que ele decidira “suspender” a medida.

Sinais de esquizofrenia
Após ir à Justiça em defesa das operadoras, da ANS, “agência reguladora”, deu sinais de sua esquizofrenia com a decisão de obrigar os planos de saúde a cobrir exames para detecção do coronavírus.

Saúde é essencial
A revista científica Annals of Internal Medicine publicou pesquisa esta semana mostrando que pessoas obesas, mesmo sem comorbidades e abaixo de 60 anos, têm quatro vezes mais chances de morrer por covid.

Os maiores portos
Os terminais de Ponta da Madeira, no Maranhão (15,1%), e de Santos, em São Paulo (10,3%), lideram o ranking de movimentação dos portos brasileiros em 2020 (janeiro a junho), de acordo com dados da CNT.

Pensando bem...
...deve ter lotado consultórios de psicólogos a pesquisa Datafolha confirmando a melhoria da avaliação do governo Bolsonaro.

PODER SEM PUDOR

Feios de doer
Nascido em Guapé (MG), Passos Maia foi eleito “senador estadual” várias vezes, na República Velha. Os amigos e depois os inimigos, só de gozação, exageravam dizendo que era o político mais feio de Minas. Não ligava. Certa vez bateram à sua porta, Maia atendeu. Mandou o homem entrar e sentar. Pediu licença, foi lá dentro e voltou com uma medalha na mão: “Isto é seu, agora. Ganhei no Senado, como ‘prêmio’ por ter sido o sujeito mais feio que passou por lá. Mas agora vejo que o senhor merece o prêmio.” E despachou o homem, apenas um vendedor de livros. Feio de doer.

 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!