Colunistas
GIBA UM

“Sinto indignação e repulsa. Falo por experiência própria, eu sei o que é assédio sexual. É uma ferida que não cicatriza”

de SIMONE TEBET // pré-candidata ao Planalto, sobre a acusação contra Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa.

Giba Um

01/07/2022 05:00

No primeiro semestre deste ano, as vendas de automóveis 1.0 representaram mais de 50% do total de veículos comercializados no Brasil. Em 2019, os automóveis representaram 39% do mercado brasileiro.

Mais: é a primeira vez em mais de uma década que o volume de carros de mil cilindradas, que são mais baratos, supera a soma de todos os demais veículos vendidos no país. 2019 foi o primeiro ano de Bolsonaro no Governo.

In – Quentão com laranja e limão

Out – Quentão de hibisco

Ofensiva

Para o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, diante dos últimos números das pesquisas, “a bola está rolando” (e ninguém sabe o que ele quis dizer exatamente). A “bola” agora está na disposição de Jair Bolsonaro de fazer o mesmo roteiro de Lula pelo Nordeste, quase colado. 

Nesse período, o presidente repetiu roteiro petista (e até poderá voltar na região) no Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. Em Maceió, Arthur Lira, presidente da Câmara, estava ao lado do presidente: ele é inimigo de Renan Calheiros. Amanhã Lula e Bolsonaro estarão simultaneamente em Salvador, na comemoração da Independência da Bahia.

CONTRA

O que era uma ideia do Centrão, virou uma queda de braço entre os representantes desse bloco que atuam na campanha de Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro, solicitada para aparecer nos vídeos e que vem se recusando, energicamente, contra essa sugestão. 

O próprio marido, que quer se reeleger de qualquer maneira, teria conversado com Michelle sobre a ideia e ela teria batido o pé. Não quer mostrar sua cara na campanha, tentando seduzir o eleitorado feminino.

“Balão de ensaio”

O Centrão acabou aceitando resignado a confirmação do general Braga Netto como vice na chapa de Bolsonaro nas eleições presidenciais. Só que nenhum de seus integrantes consegue ver qualquer ganho eleitoral para o presidente. 

Nas semanas que antecederam a confirmação do militar, Jair Bolsonaro falou sobre a possibilidade (ideia do Centrão) de Tereza Cristina ser a vice. Só agora, contudo, a própria ex-ministra afirma que nunca foi procurada por Bolsonaro: era tudo um “balão de ensaio” do Capitão.

FRAUDES

Para reduzir a pressão por causa do aumento dos combustíveis, o governo pretende se basear num cadastro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que inclui até mesmo registros de veículos menores (furgão, como exemplo). 

O governo quer oferecer o vale para pessoas cadastradas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, mas os dados não são atualizados desde 2017 e não exigem revalidação por parte dos motoristas em atividade.

Ainda a CLT

O TST deverá retornar em agosto, logo após o recesso do Judiciário, um julgamento com razoável impacto sobre o setor portuário. O Tribunal vai uniformizar a jurisprudência da Corte sobre a contratação de mão-de-obra para trabalhar em navios estrangeiros, objeto de idas e vindas de decisões desencontradas. 

A tendência é que o TST bata o martelo determinando que os contratos de trabalho devem seguir a CLT e não a legislação do país de bandeira da embarcação.