Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Tem que divulgar o do dia”

Presidente Jair Bolsonaro explicando mudanças na divulgação de óbitos por covid-19
06/06/2020 06:00 - Cláudio Humberto


“Tem que divulgar o do dia”
Presidente Jair Bolsonaro explicando mudanças na divulgação de óbitos por covid-19

‘Mortadelas’ estão de volta em ônibus alugados
Dezenas de ônibus foram alugados em Brasília para transportar “mortadelas” das cidades próximas até o centro do Plano Piloto, para “fazer número” na manifestação deste domingo (7) contra o governo de Jair Bolsonaro. Além dos ônibus, também foram contratados lanches a serem distribuídos entre manifestantes, que também receberão cachê. Modelo idênticos aos protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Nasce uma estrela
O rapaz espancado por dois PMs na cidade de Planaltina, perto de Brasília, será um dos “mortadelas”, neste domingo. Vai virar “estrela”.

Produção cara
Já nesta sexta-feira (5), policiais interceptaram nos acessos a Brasília diversos veículos transportando materiais de “suporte” à manifestação.

PM vai revistar
Uma preocupação central da PM é quanto ao uso de armas brancas, porretes, coquetéis molotov e outros apetrechos, por isso haverá revista.

Garantia da segurança
O secretário Anderson Torres alinhou com o governador Ibaneis Rocha e o ministro André Mendonça (Justiça) todo o esquema de segurança.  

Pico do coronavírus no Brasil foi em 12 de maio
A briga pela audiência e a guerra ideológica, que permeiam o noticiário, tem sonegado dos brasileiros o número de óbitos de fato ocorridos a cada dia. O noticiário prefere destacar “mortes nas últimas 24 horas”, uma mentira, quando na verdade inclui óbitos de outros dias confirmados naquela data. Os brasileiros não foram informados, por exemplo, que, segundo o mais recente boletim sobre as datas de óbitos, à disposição de interessados no Ministério da Saúde, revela que o pico foi registrado em 12 de maio: 670 mortes, menos da metade do total alardeado.

Falando para paredes
Eduardo Macário, do Ministério da Saúde, diz que os 1.381 óbitos de quarta-feira ocorreram ao longo de 60 dias, sendo 245 em 72 horas.

No detalhe
A dificuldade de país continental como o Brasil aparece no detalhe: uma morte confirmada em 3 de junho ocorreu na verdade dia 31 de março.

Números não mentem
O gráfico de mortes por data mostra que a curva de letalidades tem diminuído e a capacidade de resolução de casos antigos aumentado.

Justiça de joelhos e...
A Justiça de São Paulo já soltou até agora 3.799 criminosos a pretexto de covid-19, dos quais 120 foram presos novamente porque voltaram a crimes e sete foram novamente soltos. E ninguém faz nada contra isso.

...o Estado sob falência
Otávio, ouvinte de Guarulhos do programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes, resumiu bem: “O mesmo Estado que não protegeu o cidadão agora protege o bandido. Não sei onde está Justiça nisso”.

Manifestante melancia
Curioso observar como os petistas trocaram de roupa. Se antes vestiam vermelho e agitavam a bandeira do partido, agora vestem verde e misturam xingamentos a Bolsonaro com supostas teses ambientalistas.

Jogada
Adversários do governador de Pernambuco, a quem chamam de “Paulo Câmara lenta”, acham que ele acionou a Polícia Civil para tentar esvaziar as investigações Polícia Federal de desvios de verbas contra covid-19.

Questão constitucional?
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), pediu que a CCJ ouça Marcelo Câmara, coronel e assessor do gabinete presidencial, suposta parte do “sistema de informação paralelo” de Jair Bolsonaro.

Origem do ódio
Depois das denúncias contra Joice Hasselmann, Bolsonaro disse que a relação desandou com a recusa em ajudar na campanha para a Prefeitura paulistana. “[A partir dali] ela começou a atacar, do nada”.

Sem escândalo
A Comissão do Coronavírus da Câmara vai começar a discutir, na quarta (10), planos de retomada das atividades comerciais e serviços. Participam representantes da CNC, Fiesp, Fecomercio. Sem protestos.

Cronograma definido
Tocantins vai retomar as aulas a partir de 29 de junho para alunos do 3º ano do Ensino Médio no formato não presencial e, a partir de 3 de agosto, semipresencial, gradualmente ampliado para as demais séries.

Pergunta na manifestação
O kit manifestante vai incluir máscara e álcool gel ou vai se limitar ao pão com mortadela?

PODER SEM PUDOR

Campos no cerrado
Hoje Brasília é cosmopolita, com todos os encantos de uma grande capital. Mas nos primeiros tempos era uma cidade árida, um canteiro de obras com pouca diversão, poucas crianças e poucos velhos. Muitos se queixavam da falta de mar (e de ar, nos períodos de baixa umidade), de montanhas e de esquinas, de solidão e tédio. Um dia, perguntaram ao senador mineiro Milton Campos o que ele achava de Brasília: “É um bocejo de 180 graus.” Ele não viveu para constatar a extraordinária transformação de Brasília.

 
 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

 www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.