Colunistas
CLÁUDIO HUMBERTO

Presidente Jair Bolsonaro : “Tenho certeza que mais uma vez a verdade irá nos libertar”

Presidente Jair Bolsonaro após entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson, da Fox News

Cláudio Humberto

30/06/2022 09:14

“Tenho certeza que mais uma vez a verdade irá nos libertar”
Presidente Jair Bolsonaro após entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson, da Fox News

PE: reprovação de Câmara supera a de Bolsonaro

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) deve manter distância do correligionário e atual governador Paulo Câmara caso queira melhorar suas chances na eleição de outubro.

Pesquisa realizada pelo Instituto Potencial Inteligência revela que Câmara é mais mal avaliado pelos pernambucanos que Jair Bolsonaro: 64,8% desaprovam governador, enquanto 61,7% desaprovam o presidente.  

Os que aprovam

De acordo com a pesquisa, 31,7% dos pernambucanos aprovam o governo Bolsonaro e apenas 25,8% gostam da gestão de Paulo Câmara.  

Em cima do muro

De acordo com a Potencial, 6,6% dos eleitores de Pernambuco ficam em cima do muro, na hora de avaliar Bolsonaro e 9,8% no caso de Câmara  

Tem explicação

Após 16 anos de PSB no poder, o Estado bateu recorde de pobreza: 44% da população, diz Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS).

Registro no TSE

Assinada pelo estatístico e cientista político Zeca Martins, a pesquisa entrevistou 1.202 eleitores e foi registrada no TSE sob nº BR-08372/22.

Saída de eventual substituto alegra Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, “gargalhou para dentro”, como se diz em política, com o vazamento de denúncia de assédio contra o presidente da Caixa. 

E anunciou a substituta antes de o presidente Jair Bolsonaro bater o martelo. Isso até deu sobrevida a Pedro Guimarães no cargo, um dos mais leais auxiliares do presidente. Incomodavam Guedes as frequentes referências a Guimarães como seu eventual substituto.  

Implosão

Pedro Guimarães não resistiu à repercussão das denúncias, que se arrastou por toda a quarta-feira, até o desfecho do pedido de demissão.

Insustentável

Jair Bolsonaro tem grande estima por Guimarães, e ficou devastado. Mas fez ver ao ex-auxiliar que sua permanência no cargo estava inviabilizada.