Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

“Tratamos da participação do Brasil na 3ª fase de testes do EXO-CD24”

Bolsonaro após conversa com premier israelense sobre o spray contra casos graves da covid
14/02/2021 09:00 - Cláudio Humberto


Ritmo de vacinação no Brasil é 3º melhor do mundo

O Brasil é exemplo mundial de vacinação em massa há décadas e não seria diferente com a covid. Apesar da escassez, o ritmo da vacinação no País é o terceiro melhor do mundo, atrás apenas dos EUA, por pouco, e da China. 

Enquanto o Brasil chegou aos 4,5 milhões de vacinados em 27 dias, os EUA levaram 21 dias para atingir a mesma marca. Na China, segundo o site Our World in Data, foram pouco mais de duas semanas.

Últimas notícias

Pode melhorar

No Reino Unido, primeira nação do ocidente a iniciar a vacinação contra covid, a marca de 4,5 milhões de imunizados foi atingida após 41 dias.

Líder proporcional

Rica e territorialmente pequena, Israel levou 41 dias para vacinar 4,5 milhões de habitantes. O país já vacinou mais da metade da população.

Ficou para trás

A poderosa e eficiente Alemanha iniciou a vacinação em 26 de dezembro e ainda não atingiu 4 milhões de imunizados, diz o Our World in Data.

Só o começo

Em menos de um mês de vacinação, o Brasil já é o sexto país com mais habitantes imunizados, atrás de EUA, China, Reino Unido, Índia e Israel.

Brasil não fará restrições a fabricantes, no leilão 5G

Na disputa pela tecnologia 5G no Brasil, a gigante sueca Ericsson e a finlandesa Nokia são favoritas para construir a rede segura do governo federal e Forças Armadas, definidas pelo ministro das Comunicações, Fabio Farias. Já a rede 5G do “mercado privado” (cidadãos e empresas) será oferecida pelas teles (“telefônicas”) como no caso da vacina: sem restrições de país de origem, fabricante ou de equipamentos. A avaliação é de um ministro do TCU) que esteve na missão brasileira ao exterior.

Parâmetros americanos

Fábio Faria definiu que a rede 5G do governo (menos de 1% do total) terá parâmetros parecidos com os dos EUA, cujo fornecedor é a Nokia.

Solução engenhosa

Com rede do governo “by Nokia” e teles livres para definir fornecedores, o modelo brasileiro de 5G agrada a norte-americanos e chineses.

Caminho livre

Os chineses estavam preocupados, mas a comitiva de autoridades os tranquilizou: o governo não vai dificultar a vida Huawei no 5G do Brasil.

Tá feia a coisa

Isolado no PSDB, João Doria não tem opções animadoras para trocar de partido. A “natural” seria o DEM, mas ele próprio fechou as portas, depois que ACM Neto, seu presidente, praticamente o chamou de mentiroso.

Truco na política

Mais experiente nas artes e manhas da política, Aécio Neves pode até liquidar o projeto presidencial de Doria, ao propor prévias no PSDB para escolha do candidato a presidente de 2022. Foi uma resposta à ameaça do paulista de expulsar o deputado mineiro por “adesismo” ao governo.

Avaliação já

Pesquisa sobre objetivos a serem atingidos na reforma administrativa, divulgada pelo movimento Livres, mostra que 68% dos brasileiros são a favor da implantação de sistemas de avaliação dos servidores públicos.

Oportunidade na crise

Com a crise econômica decorrente da pandemia e a queda na atividade da construção civil, empresas produtoras de cimento decidiram tentar a sorte na comercialização de insumos agrícolas. Segundo a Votorantim Cimentos, foram 5 milhões de toneladas negociadas no ano passado.

Situação é global

O Brasil foi “acusado” de produzir apenas 5% dos insumos para produzir medicamentos no País. Norberto Prestes, presidente da associação do setor, lembra que o cenário é igual há décadas em países desenvolvidos.

Do tamanho da fome

A Conab anunciou que a unidade armazenadora no DF começou a receber as 9,1 mil toneladas de alimentos que vão compor cestas básicas a serem enviadas às comunidades carentes na Região Norte.

Penas mais duras

Projeto da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) torna hediondos os crimes sexuais citados no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “Precisamos endurecer as penalidades. Essas fases são vulneráveis e precisam de olhar atento e responsável de toda a sociedade”, disse ela.

Bom de timing

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), deixou o MDB-MG em março de 2018 por ser contra a aliança ao PT. Em julho, o diretório foi destituído e em novembro, Antônio Andrade (MDB), vice do PT, foi preso.

Pergunta no check-in

Sem poder usar os jatos da FAB, Rodrigo Maia vai encarar os saguões de aeroportos ou vai ficar em Brasília de vez?

PODER SEM PUDOR

Fome de patrimônio

Certa vez, numa roda, Heloísa Helena (Psol-AL) pediu um chocolate ao líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), rei das guloseimas, e brincou: “Agora, quero só 99% da sua fortuna.” 

Suassuna reagiu: “Está vendo, Gabeira, como é essa esquerda?” Gabeira sugeriu: “Dê 75% a ela, que está bom...” José Sarney observou a silhueta arredondada de Suassuna e chamou atenção para uma vantagem adicional da pretendida “doação”: “Sem dinheiro, Ney, você vai ficar tão leve...”

Assine o Correio do Estado