Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

CLÁUDIO HUMBERTO

Deputado Alex Manente: “Vamos manter o mesmo diálogo e mesma sintonia [com os EUA]”

Deputado Alex Manente (Cidadania-SP), secretário de Relações Internacionais da Câmara
08/11/2020 07:00 - Cláudio Humberto


“Vamos manter o mesmo diálogo e mesma sintonia [com os EUA]”
Deputado Alex Manente (Cidadania-SP), secretário de Relações Internacionais da Câmara

Sem protesto, era PT foi auge da extinção de animais

O estudo do IBGE “Contas de Ecossistemas: Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil”, ao qual esta coluna teve acesso, revela que em 2014, final do primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quase 20% das espécies de animais e plantas brasileiros estavam sob ameaça de extinção, ou sejam, 3.299 em 16.645. 

Atualmente, caiu quase à metade, para 11,2%, a proporção da fauna e flora em perigo. A grande maioria (1.989) das espécies em perigo são da região da Mata Atlântica.

Menos preocupante

O Pantanal e a Amazônia têm as maiores proporções de espécies na categoria “menos preocupante” (88,7% e 84,3%), diz o IBGE.

Mais preocupante

A Mata Altântica concentra o maior número de espécies extintas (6) e um em cada quatro espécies de animais ou plantas está “sob ameaça”.  

Piores casos

Das espécies analisadas, 0,06% estão extintas, 0,01% “extintas na natureza”, 4,73% “criticamente em perigo” e 9,35% estão em perigo.

A boa notícia

Em todo o País, quase 63% das espécies analisadas “são menos preocupantes”, segundo a pesquisa do IBGE.

Sudeste concentra 7 dos 11 ministros do Supremo

Na atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF), a “bancada” do Sudeste tem o domínio, com sete dos onze ministros. São quatro do Rio de Janeiro (Luiz Fux, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Luis Roberto Barroso), dois de São Paulo (Dias Toffoli e Alexandre de Moraes) e Cármen Lúcia, de Minas Gerais. 

Além disso, são cariocas o ministro Luiz Fux, presidente, e decano da corte, ministro Marco Aurélio.

Bancada gaúcha

A “bancada” do Sul tem dois representes: a ministra Rosa Weber, do Rio Grande do Sul, e o ministro Edson Fachin, do Paraná.

MT e PI no STF

Têm apenas um representante os estados do Mato Grosso (ministro

Gilmar Mendes) e do Piauí (Nunes Marques).

Nordeste de volta

Empossado nesta quinta (5), o ministro Nunes Marques é o primeiro nordestino no Supremo desde a aposentadoria do sergipano Ayres Britto.

Ruim de timing

Governadores pediram, mas Rodrigo Maia deixou para após o primeiro turno das eleições municipais a votação do projeto de lei que possibilita estados e municípios quebrados a pegarem dinheiro emprestado da União, sob a condição de realizarem um ajuste fiscal nas finanças locais.

E os atravessadores?

Operação da Agência Nacional do Petróleo e do Procon-DF fiscalizou cerca de 50 “agentes econômicos”. Segundo a própria assessoria foram fiscalizados postos e revendas de GLP. Já as parceiras distribuidoras...

Tucano também gosta

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, defendeu a adoção “com urgência” do sistema distrital misto nas eleições brasileiras. O projeto de lei que cria esse sistema é de autoria do tucano José Serra (SP).

Que venha 2021

Membros do governo perderam a esperança no Congresso este ano. A expectativa é que, com pandemia e eleição, 2020 acabou. “Só vai votar lei do gás, talvez a reforma tributária, cabotagem e orçamento”, dizem.

É logo ali

Conselheiros de Donald Trump já começaram a sugerir que, derrotado, ele deve aceitar o resultado com honra, e que isso seria a garantia de volta à Casa Branca em 2024, como oposição a Joe Biden.

Já precificou

O mercado foi mais ávido em confirmar vitória de Biden que a imprensa. Para investidores, o cenário definido reduz oscilações e pavimenta volta de investimento. “No Brasil, Ibovespa e ações já reagiram” diz Yuri Utida.

AGU inova

A Advocacia-Geral da União é finalista do Prêmio Innovare 2020 com duas práticas na categoria “Advocacia”. Um dos projetos implantou um sistema de inteligência artificial para realizar a promoção jurídica.

Mandou bem

Com as exceções da lira turca e do rublo russo, todas as moedas registraram valorização nesta sexta, com o real marcando de longe o melhor desempenho, já que foi a que mais sofreu.

Pergunta na contagem

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, só observou ou aproveitou para oferecer a urna eletrônica enquanto esteve nos EUA?

PODER SEM PUDOR

Política cruzada

Ex-ministro do Tribunal de Contas da União, o mineiro Olavo Drummond era um político “do bem”. Certa vez, prefeito de Araxá, ele dizia a vereadores que a política ensinava maneiras de ser gentil mesmo fazendo declarações graves. 

O vereador João Bosco Borges não conseguia entender essa arte de usar, na política, palavras diferentes, mais suaves. Olavo deu a dica: “Faça palavras cruzadas. Só vence em política quem usa os sinônimos.”

 
 

Felpuda


Figurinha cuja eleição estava sub judice trabalha intensamente para ter a votação legalizada. Isso acontecendo, garante uma das cadeiras de vereador. Assim, quem hoje foi proclamado eleito vai para a fila da suplência.

Caso isso ocorra, a figurinha que corre o risco não deverá ficar desamparada, pois deixou secretaria municipal para disputar as eleições e poderá ter a cadeira de volta em 2021. Agora, resta esperar para ver onde vai parar.