Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

Ex-presidente Fernando Henrique: “Vamos observar para ver quem será capaz de unir forças”

Ex-presidente Fernando Henrique, sobre o candidato do PSDB a presidente, em 2022
05/03/2021 07:40 - Cláudio Humberto


Europa e EUA têm mais mortes por habitantes

A segunda onda da Covid-19 chegou com força no Brasil, mas há mais mortes por um milhão de habitantes na Europa e nos Estados Unidos, segundo a plataforma OurWorldinData. Além disso, o Brasil está em 40º no ranking de países com mais infecções pelo coronavírus em relação à população total. 

O surto da pandemia no Brasil é grave, mas é pior em 13 países europeus: Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal, Hungria, Suíça, Áustria, Espanha, Bulgária, Holanda, Croácia, França e Suécia.

Pequenos em cima

Lideram o ranking de casos de Covid os pequenos Andorra, Gibraltar e Montenegro. Entre as grandes nações, os EUA têm a pior situação.

Sem personalizar

País que mais vacinou a população até agora, os Estados Unidos são o 7º na lista de mais casos de Covid por milhão de habitantes.

Regional

No leste europeu, proporcionalmente, República Tcheca, Croácia, Sérvia Eslovênia, Lituânia e Georgia tem mais casos por habitante que o Brasil.

Números totais

O Brasil já aplicou mais vacinas (10,1 milhões) que toda população de Israel (9 milhões), país elogiado por sua campanha de imunização.

Últimas notícias

Brasil deve superar 110 milhões de doses em abril

O Brasil já fechou contrato de compra de 415 milhões de vacinas contra coronavírus para este ano, mas a boa notícia é que mais de 110 milhões das doses serão entregues até o final do mês que vem e terão impacto significativo na segunda onda de contaminações que assola o país. 

Com as novas doses e a expertise em grandes programas de imunização, o Brasil deve disparar nos rankings totais e percentuais de vacinação.

País tem pressa

Apenas este mês de março, a previsão é de chegada e distribuição de 38 milhões de doses para impulsionar a campanha nacional de vacinação.

Alento

Abril deve consolidar o combate à covid com, segundo o Ministério da Saúde, mais 55,7 milhões de doses de quatro laboratórios diferentes.

Quadro atual

Atualmente, o Brasil já aplicou 10,1 milhões de doses, segundo dados do vacinabrasil.org, sendo 7,6 milhões com 1ª dose e 2,5 milhões com a 2ª.

Acelera, Brasil

O Brasil foi o 4º país que mais vacinou nos últimos sete dias e pisou no acelerador. Segundo o OurWorldinData, foram 810 mil doses nas últimas 48h, o que levou a média para 246,5 mil. Estamos atrás apenas de Índia, com 607 mil, China com 631 mil e EUA, que tem média de 2,01 milhões.

Vacinas na geladeira

A plataforma vacinabrasil.org revela que foram disponibilizadas 228.860 doses para Alagoas e o governo estadual aplicou apenas 139.552. Mas o governador subscreveu carta reclamando de falta de imunizantes.

Chega pra lá

Um dos fatos políticos mais importantes da semana foi a entrevista de FHC à Rádio Bandeirantes, criticando o açodamento do governador de São Paulo, João Doria, de tentar tomar o controle do PSDB e expulsar o deputado Aécio Neves (MG). “O apressado come cru”, lembrou.

Outro ritmo

A PEC Emergencial foi aprovada ontem no Senado e o presidente da Câmara, Arthur Lira, já avisou que tem os votos para aprovar a urgência da matéria no Plenário para que o benefício já seja pago neste mês.

Martins no STF

O ministro Gilmar Mendes negou qualquer reparo à provável indicação ao ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), favorito à vaga do ministro Marco Aurélio no Supremo, em julho.

Ajuda do setor privado

Rende resultados o programa Adote uma Área Pública, do governo do DF, com a ajuda da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. O empresário Paulo Octavio doou 1,2 mil litros de tinta para a reforma da escola pública fundamental onde ele mesmo estudou, na Asa Sul.

Quintal alheio

A TV portuguesa SIC exultou porque o PIB do Brasil caiu para o 12º lugar, mesmo à frente de Austrália, Espanha, México etc. E calou sobre o 47º lugar do PIB de Portugal, atrás de Bangladesh e até do Vietnam.

Vacina contra fake news

“Experts” escolhidos a dedo traçam o pior cenário e mentem sem corar. “Ficamos para trás em relação ao mundo”, diz um deles. O mundo vacinou 3,54% da população, o Brasil 4,36%, atesta o OurWorldinData.  

Pensando bem...

...o negativismo se espalha mais rápido e tem mais variantes que a covid.

PODER SEM PUDOR

Socorro, Severino

Certa vez, as mulheres promoveram na Câmara um ato de solidariedade à deputada Luci Choinacki (PT-SC), que, em sessão da CPMI da Terra, teria sido agredida de forma “machista” pelo deputado Alberto Fraga (DF). V

estindo rosa e lilás, elas entraram no plenário para pedir providências ao presidente Severino Cavalcanti. Vendo a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o deputado Zarattini (PT-SP) tentou ser gentil e cometeu uma gafe: 

“Quero ceder meu espaço à nobre companheira Maria do Socorro.” Ela retrucou, na bucha: “Socorro é o que nós viemos pedir aqui, deputado”.

Assine o Correio do Estado