Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Alimentação saudável na pandemia

Para nutricionista, é melhor não esperar o coronavírus passar para começar a cuidar da saúde
20/07/2020 07:30 - Naiane Mesquita


Quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou, a esperança da população era de que as restrições e o distanciamento social fossem medidas a curto prazo. Porém, com o avanço do vírus, a necessidade de manter uma alimentação saudável ficou ainda mais evidente, mesmo que isso signifique fazer tudo em casa.

De acordo com a nutricionista, Sandra de Oliveira, ganhar peso na quarentena pode prejudicar ainda mais a saúde em um momento como este. “Não sabemos quando tudo isso vai passar e continuar ganhando peso só trará prejuízos à saúde. O sobrepeso e obesidade traz outras comorbidades, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, dentre outros”, explica. 

Para Sandra, a redução do peso pode ocorrer a partir de pequenas mudanças na alimentação. “Na verdade, o estresse, a ansiedade e a preocupação são naturais, somos seres humanos. Porém, é de grande importância e essencial se alimentar melhor para ter uma boa imunidade e boa saúde. Quanto a redução de peso ela ocorre a partir de pequenas mudanças na alimentação”, pontua.

Apesar do cuidado, não é indicado realizar dietas restritivas durante a quarentena. “Isso só vai reduzir a imunidade e deixar a pessoa suscetível às doenças”, frisa. 

Cuidado

Sandra explica que nos últimos meses sentiu um aumento na procura de pessoas com o desejo de se alimentar melhor. Para ela, o importante é evitar alimentos processados e o delivery. “As pessoas estão mais ansiosas e descontam na comida.  Como também não podem sair pedem  mais por delivery, que normalmente não são comidas saudáveis e tem o aumento do consumo de álcool para “relaxar””, explica.

Para ela, a comida de verdade pode ser uma saída para a melhora da alimentação. “Quando a gente fala comida de verdade, que é o básico, arroz feijão, frutas, verduras e legumes. Além de aumentar a imunidade, as pessoas acabam reduzindo o peso”, acredita. 

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.