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NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Bateu a insônia? Confira chás que podem te ajudar a dormir melhor

Nutricionista indica chás que melhoram o sono
20/04/2020 07:24 - Naiane Mesquita


Nesses tempos de pandemia e insegurança em quase todos os níveis sociais, o sono pode ser prejudicado pelas preocupações cotidianas. De acordo com a nutricionista Rosilma Mara Salamoni, uma boa dica é investir nos chás relaxantes um pouco antes de dormir, que tem o poder de aliviar a tensão e preparar o corpo para o sono revigorante. 

“Os chás existem há muitos anos e foi na natureza que as pessoas encontram a cura para as mais diversas doenças”, explica. 

Na lista dos mais indicados por Rosilma estão desde os tradicionais, como camomila e erva-doce, até a valeriana e a hortelã. “Os chás conseguem trazer uma série de benefícios para a nossa saúde e para garantir esses benefícios é necessário que temperatura e tempo de infusão para preparar chá sejam ideais. Sendo assim se o chá for muito aquecido podem perder suas propriedades e algumas folhas se não tiverem o calor suficiente também não liberam as substâncias terapêuticas”, indica.

Para não errar, uma dica da nutricionista é aplicar o método da bolha, em que é possível medir a temperatura pela formação de bolhas durante o aquecimento. “Adicione a água em uma chaleira e observe a formação das bolhas na água. Irão passar por vários estágios e vão chegar até o ponto de ebulição.  Em 70° começam a formar pequenas bolhas no fundo da chaleira. Em 80° surge um vapor suave e as bolhas no fundo da chaleira ficam maiores, começam a subir pela lateral. Já em 90° A água começa a assobiar, o vapor é intenso e há um número maior de bolhas na superfície. Por fim, em 100° as bolhas são grandes e se movimentam na superfície”, aponta. 

Consuma logo após preparado

Rosilma também frisa que é importante consumir o chá sempre 24 horas após ser preparado. “Utilize em geral 1 colher de sopa da erva para cada xícara de chá e jamais adoce seu chá”, aponta.


Confira os benefícios de cada chá: 

 

1 – Valeriana

A valeriana se tornou uma das ervas mais importantes para tratar a insônia. Tem um efeito sedativo que regula a ação das células do sistema nervoso, o que diminui os níveis de ansiedade.  A superdosagem pode ter efeitos colaterais tais como náuseas, tonturas, vômitos, fadiga e indisposição gastrointestinal.

 

2 – Camomila, erva-doce e hortelã.

O chá pode ser preparado com as três ervas, sendo que a camomila é a que mais se destaca no auxílio para a melhora do sono, por ser uma erva tônica, vasodilatadora e antiespasmódica. Possui propriedades digestivas, carminativas e hepatobiliares. Atua como um relaxante muscular, e possui um grande poder anti-inflamatório. Portanto, é uma das ervas mais usadas para aliviar o desconforto digestivo. Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Efeito tóxico desconhecido. 

 

3 – Passiflora ou maracujá

A passiflora é rica em flavonoides e alcaloides, também contém ácido gama aminobutírico, conhecido como um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do tônus ​​muscular, enquanto relaxa os nervos. Uma infusão ou chá pode ser preparado usando 1 colher de chá de erva seca com um copo de água fervente. Basta misturar ambos e deixar em imersão por cerca de 10 minutos, depois coe e beba. Para a insônia, uma xícara de chá é recomendada uma hora antes de se deitar. Já para tratar a ansiedade, 3 a 4 xícaras de chá ao longo do dia. Efeitos colaterais mais graves incluem batimentos cardíacos irregulares, perda de coordenação e danos no fígado.  Também pode reduzir a pressão arterial, então se você toma medicamentos para pressão arterial, como hidroclorotiazida, furosemida, captopril ou diltiazem, evite a passiflora.

4 – Erva-de-São-João

Esta erva é um anti-inflamatório natural que também contém vitamina C. Além de fazer parte dos ingredientes dos chás que ajudam a dormir melhor, esta erva também faz parte de alguns antidepressivos, pois é muito eficaz no tratamento de depressão leve a moderada e ansiedade. Efeitos colaterais: incluem cansaço, boca seca, anorgasmia, aumento da frequência urinária e aumento da transpiração. Não sendo indicado para mulheres que usam anticoncepcional.

 

5 – Melissa 

Seu nome científico é Melissa Officinalis e é conhecida por ser uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e transtornos de ansiedade. Ela também possui propriedades digestivas, por isso é altamente recomendável beber uma xícara após a última refeição do dia. Ingeridos com moderação não apresenta efeito colateral. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes deve evitar.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.