Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Canoagem fortalece os músculos, alivia o estresse e ajuda no emagrecimento

Praticado ao ar livre, esporte tem diversos benefícios para a saúde
02/03/2020 06:00 - Naiane Mesquita


 

Nem só de exercícios físicos tradicionais vive o ser humano contemporâneo. Na terra do Pantanal, com tantos rios e lagos espalhados por Mato Grosso do Sul, a canoagem também pode ser uma forma de fortalecer os músculos, diminuir o estresse, controlar a respiração e até perder peso. 

De acordo com o professor de educação física e instrutor de canoagem, Thiago Constantino Barbosa, o esporte tem um ótimo resultado no fortalecimento da musculatura do corpo. "Por ser um esporte que movimenta todos os músculos do corpo, sua prática constante ajuda a fortalecer os membros, aumenta a resistência física e melhora a saúde das articulações", explica.

Emagrecimento e postura

Para os que se preocupam com a perda de peso, o remo também é eficaz, assim como na melhora da postura corporal. " Para as pessoas que desejam perder alguns quilinhos, o remo pode facilitar, principalmente se for associado a uma alimentação saudável. A canoagem também melhora a postura. Para praticar a remada é necessário manter o corpo ereto, os braços e pernas nos lugares indicados, garantindo a eficácia no esporte e uma melhora na postura no dia a dia", frisa. 

Thiago pratica canoagem há 12 anos, sendo que há cinco decidiu ensinar o esporte radical em Campo Grande. “Faz três anos que montei um projeto com a Fundesporte e a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, em que ministro aulas gratuitas de canoagem no Parque das Nações Indígenas”, ressalta

Especialista em educação inclusiva, Thiago explica que qualquer pessoa pode praticar a canoagem. “De início a federação fornece o material, caso o aluno goste, ele pode adquirir os equipamentos conforme acontece o treinamento”, frisa. 

As aulas acontecem três vezes na semana, porém, com a reforma do lago do Parque das Nações Indígenas, a prática para iniciantes ainda não retornou em 2020. “Também praticamos em outros lugares, como o lago do clube Atlântico e em rios próximos da cidade”, frisa. 

Estresse

Um dos pontos positivos da canoagem é o alívio do estresse, já que além do exercício físico, a atividade é praticada ao ar livre. “O contato com a natureza já é conhecido por trazer paz, bem-estar e ajudar a tranquilizar a mente. Já prática esportiva em si, ajuda a liberar a serotonina, o hormônio da felicidade que diminui os efeitos do estresse causado pela rotina”, indica Thiago.

Respiração

Outra questão que favorece a calma é o controle da respiração. “Ao remar, você precisa estar atento à sua respiração. Por exemplo, ao puxar os remos, você inspira e ao empurrá-los, você solta o ar, ajudando no funcionamento dos pulmões e no transporte do oxigênio as células do corpo”, pontua. 

Informações sobre as aulas pelo telefone (67) 99269-8819. 



 


 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.