Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Manter hábitos saudáveis auxilia na construção do paladar da criança

Especialista explica que manter hábitos saudáveis e não desistir de apresentar um alimento fazem a diferença no cotidiano
19/10/2020 08:30 - Naiane Mesquita


Nem sempre incluir um novo ingrediente na rotina alimentar da criança é fácil. De acordo com a pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, as crianças realmente têm uma tendência a selecionar os alimentos e a rejeitar alguns, já que o paladar está em desenvolvimento. "Deve-se insistir na oferta e programar o alimento recusado em uma nova oportunidade, sem desistir”, explica a nutricionista. 

Com base nessas dificuldades enfrentadas por muitos pais e responsáveis, confira algumas dicas de como melhorar a alimentação da criança:

1. Inove na apresentação do prato:

As cores, formatos e o preparo das receitas têm uma influência grande na aceitação dos alimentos pelas crianças. De acordo com a especialista, invista sempre em verduras, legumes e frutas que os pequenos gostem. Vale até brincar com os formatos e desenhar rostinhos com os ingredientes. 

2. Observe a criança:

As reações da criança são muito importantes. Vale a pena observar o que o pequeno mais gosta de comer e como, se existe um garfo ou prato preferido, por exemplo. Dra. 

3. Influencie:

As crianças costumam imitar os adultos que as cercam, ou seja, nada de comer fritura e oferecer alface para a criança. Os hábitos dos pais refletem positivamente ou negativamente na construção do paladar. 

4. Inclua ingredientes deliciosos:

Assim como os adultos, as crianças reconhecem todos os sabores. Inove e aposte em combinações diferentes. Eles ficarão curiosos. 

5. Faça receitas com a família:

A nutricionista Luciane Gonzalez explica que as crianças podem sim participar do preparo da comida. "A minha filha, Ana Clara Gonzalez tem nove 9 anos e adora cozinhar", conta. O interesse veio de família. Na casa da nutricionista todo mundo cozinha, envolvendo as crianças na diversão. Na lista de preparo, nada de ingredientes industrializados, tudo é o mais saudável possível. 

 

Felpuda


Comentários ouvidos pela “rádio peão”, em ondas curtas, são de que figurinha só ganharia apoio dos colegas caso pessoa agregada fosse “curtir a aposentadoria” de uma vez por todas. Como seu acordo político acabou naufragando nesta campanha, agora dito-cujo estaria querendo recuar e não ceder o lugar. 

Isso até poderia acontecer, se não fosse a sua, digamos, eminência parda. Afe!