Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Cinco dicas para planejar a próxima viagem, mesmo com a pandemia

Metas e cuidados devem acompanhar o roteiro dos viajantes
13/05/2020 08:15 - Naiane Mesquita


Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) viajar parece um desejo bem distante, o que é perfeito para planejar os destinos com calma e segurança, refletindo sobre todos os detalhes, que vão do hotel certo até a segurança sanitária do roteiro. Com isso em mente, confira cinco dicas para quem ainda quer colocar o pé na estrada, mesmo que seja só no final do ano.

  1. Faça um orçamento: Antes de escolher o melhor destino, tenha em mente e no papel quanto você pretende gastar. O orçamento deve considerar a estimativa de passagens aéreas, reserva de hotéis ou casas de hospedagem, possível aluguel de carro, alimentação, translado e passeios. Vale a pena ter um caderno especial para anotar tudo ou um arquivo no computador. Há também aplicativos que auxiliam a organizar tudo, como o Trello, Todoist ou Excel.
  2. Listas: Faça lista do que você deseja conhecer durante a viagem e o preço de tudo isso. Essa parte do planejamento é uma complementação da primeira dica, mas com liberdade para incluir tudo que o viajante quer descobrir durante o turismo, mesmo que no final, não dê certo. 
  3. Economize: Melhor que viajar, é ir sem dívidas. Por mais que parcelar seja tentador, com a pandemia e a incerteza de quando o turismo será seguro, o ideal é juntar uma quantia mensalmente até que tudo normalize. Dessa forma, você poderá fechar a viagem com o mínimo possível de pendências financeiras e preocupações. Quem sabe até aproveitar um desconto à vista.
  4. Organize a mala: Nada de exageros. Excesso de bagagem custa dinheiro e economiza na viagem é sempre uma boa opção. Leve apenas o necessário e assista tutorais na internet sobre como economizar o espaço na mala.
  5. Higiene: O mundo está em transformação, assim como o turismo. Mesmo com a diminuição dos casos de coronavírus, as chances de permanecermos usando máscaras por algum tempo será grande. Portanto, mantenha a higiene em dia, evite aglomerações, analise as medidas de segurança dos hotéis e das cidades, para ver se o destino é seguro.
 

Felpuda


Conversas muito, mas muito reservadas mesmo tratam de possível mudança, e não pelo desejo do “inquilino”.

Por enquanto, e em razão de ser um assunto melindroso, os colóquios estão sendo com base em metáforas.

Até quando, não se sabe, pois o que hoje é considerado tabu poderá se tornar assunto em rodinhas de conversas.

Como dizia o célebre Barão de Itararé: “Há mais coisas no ar, além dos aviões de carreira”. Só!