Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Em tempos de ativismo judicial, o projeto busca garantir um princípio constitucional: o de imparcialidade do magistrado”

Deputado Filipe Barros (PSL-PR) sobre barrar parentes de ministros do STF de advogar em tribunais superiores
17/08/2020 01:00 - Cláudio Humberto


“Em tempos de ativismo judicial, o projeto busca garantir um princípio constitucional: o de imparcialidade do magistrado”

Deputado Filipe Barros (PSL-PR) sobre proposta para barrar qualquer parente de ministros do STF de advogar em tribunais superiores

 

Bolsonaro cresce na hora certa, diz especialista  

O crescimento da avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro e a queda brusca no número dos que o rejeitam acontecem a apenas 90 dias das eleições municipais deste ano, por esse motivo “o momento político não poderia ser melhor para o presidente”, segundo um dos maiores especialistas do País, Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, primeiro instituto a detectar esse salto de avaliação positiva.

Eleição histórica

As pesquisas indicam que, com prestígio em alta durante a campanha, Bolsonaro deve favorecer um desempenho histórico dos seus aliados.

O maior eleitor

Para Hidalgo, Bolsonaro pode passar dos 40% de aprovação, mas só será o “maior eleitor” mantendo o que o faz recuperar a popularidade.

Fórmula certa

O desafio do presidente é fazer os mais pobres se sentirem amparados, nos programas sociais, seguir viajando pelo País e evitar crises políticas.

Novos eleitores

As pesquisas têm mostrado que Bolsonaro mantém o apoio de quem o elegeu e avança no eleitorado lulista nas classes C, D e E e no Nordeste.

Maioria feminina escolherá prefeitos e vereadores

Dentro de 97 dias, quase 148 milhões de eleitores irão comparecer às urnas para eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros. A maioria do eleitorado é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, segundo levantamento realizado no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando 77.649.569 eleitoras. Os homens somam 70.228.457 eleitores. Eles representam 47,48% do total.

Distantes da política

Com maioria feminina no eleitorado, em tese as candidatas teriam mais chances, mas não é bem assim. Elas continuam com aversão à política.

Eleitores centenários

O eleitorado com voto facultativo apresenta uma curiosidade: 65.589 com mais de 100 anos estão com as obrigações aptos para ir às urnas.

Dispensados de votar

Estão dispensados de comparecer às urnas, em novembro, analfabetos, maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos de idade.

Mesa quadrada

Tem tudo para virar “resenha” a reunião da comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o retorno do futebol na pandemia. Vai ter jornalista, cartola, médico fisioterapeuta. Craque, que é bom, nenhum.

Fim de papo

O PT nacional já não quer papo com o PSB de Pernambuco, após a decisão de não reincidir no erro de abrir mão da candidatura de Marília Arraes à prefeitura do Recife. Só falta mandar os fisiológicos liderados pelo senador Humberto Costa devolver seus cargos de consolação.

Metamorfose ambulante

Saiu da internet para as ruas um protesto em favor da Lava Jato e contra Jair Bolsonaro, pelo acordo com o “centrão”. Por 11 anos Bolsonaro foi filiado ao PP, principal partido de centro, e saiu do partido incólume.

Comprando militância

O “bilionário socialista” George Soros deve ter concluído que a esquerda em geral e ativistas em particular gostam mesmo é de grana. Sua Open Society Foundation vai distribuir US$3 milhões no Brasil a ‘grupos excluídos de debates’, seja lá o que isso for, que ‘lutam pela democracia’

Trabalho rende

“É muito bom ver os brasileiros reconhecendo o grande trabalho que vem sendo feito pelo governo em todas as frentes”, comentou Fabio Faria (Comunicações), após a alta de Bolsonaro nas pesquisas.

Bolsonaro em Sergipe

O presidente da República Jair Bolsonaro visita Sergipe nesta segunda (17) a convite do deputado Laércio Oliveira (PP), relator da Nova Lei do Gás. Vai conhecer ações de fomento à cadeia produtiva do gás.

Consumo de volta

O número de acessos a lojas de comércio online em julho só foi inferior ao registrado em maio deste ano (auge da pandemia e Dia das Mães) e de novembro de 2019 na Black Friday, principal data do e-commerce.

Mercado em alta

Os maiores bancos brasileiros devem leiloar quase 180 imóveis até o final de agosto, em todo o Brasil, de acordo com levantamento da Frazão Leilões. São todos imóveis envolvidos em ações judiciais.

Pensando bem...

...pesquisa positiva, após tom ameno e ajuda aos pobres, lembra até outro presidente.

 
 

PODER SEM PUDOR

Desconto na enchente

Recife sempre conviveu com enchentes, mas o deputado arenista Lael Sampaio se despediu da Secretaria de Obras do governo do irmão, Cid Sampaio, com uma frase de efeito da qual se arrependeria. “Cumpri meu dever: resolvi 40% das enchentes do rio Capibaribe!” O deputado Livino Valença (MDB) não conteve o aparte, cheio de ironia: “Graças a Deus! Na próxima cheia só vou ter lá em casa 1,20 m de água, porque na última chegou a dois metros.

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!