Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Sergio Moro, ex-ministro e ex-juiz: “É um marco para o combate à corrupção”

Ex-ministro Sergio Moro sobre o trabalho do procurador Deltan Dallagnol na Lava Jato
18/08/2020 06:15 - Cláudio Humberto


“É um marco para o combate à corrupção”

Ex-ministro Sergio Moro sobre o trabalho do procurador Deltan Dallagnol na Lava Jato

 

Atual governo é o que mais combate a corrupção

Levantamento nacional do Paraná Pesquisa mostra que 39,6% da população acredita que a atual administração federal do presidente Jair Bolsonaro é a que mais combateu a corrupção, em relação a governos anteriores. Para 29,8%, Bolsonaro fez igual a governantes anteriores, e 25% acreditam que o atual governo fez menos. Esse sentimento dispara para 47,8% na população das regiões Centro-Oeste e Norte.

Mesmo no Nordeste

Considerado “reduto” do PT, no Nordeste a maioria acredita que o atual governo fez mais que administrações anteriores no combate à corrupção.

Mais x menos

Para 35,3% da população nordestina, o governo atual combateu a corrupção mais que petistas e tucanos. Para 30,3%, foi menos.

População masculina

Para 44,9% dos homens, a percepção é de que o governo Bolsonaro combateu mais a corrupção que governos anteriores.

Dados da pesquisa

O Paraná Pesquisa ouviu 2.260 eleitores de 242 municípios dos 26 estados e do DF, entre 11 e 15 de agosto.

OAB quer aumentar diretoria para aprovar benesse

É crescente a indignação no conselho federal da OAB contra manobras da cúpula em favor da criação de “prêmio” vitalício mensal de R$17 mil a um ex-funcionário já aposentado, Paulo Guimarães, conhecido por “saber demais”. Impressiona o quase desespero para dar a benesse. A pretensão caiu na diretoria, mas, inconformado com a derrota por 3x2, o grupo do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, tenta agora aumentar de 5 para 10 diretores, a fim de garantir maioria de votos nas decisões.

Eu digo, você faz

Santa Cruz é acusado de obedecer ao comando Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente da OAB de quem Guimarães foi chefe de gabinete

Inspiração

A pretensão do veterano ex-funcionário é baseada na pensão paga a uma irmã de d. Lyda, secretária da OAB morta em atentado terrorista.

Estranho retorno

Extinta pelo ex-presidente da OAB Reginaldo de Castro, a pensão de d. Lyda, que faria 100 anos em dezembro, foi retomada depois sem alarde.

Tráfico em festa

Seria o caso de investigar o que há por trás do pedido para que o STF proibisse o uso de helicóptero na perseguição a bandidos, nas favelas do Rio. É uma antiga demanda dos traficantes porque lhes facilita a fuga.

Inversão de valores

O ministro Edson Fachin (STF) disse ontem que em 2018 o TSE deveria ter autorizado a candidatura de Lula, o ladrão, para “fortalecer o império da lei”. A candidatura foi barrada de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Sem provas nos autos

Reproduzindo o chororô de políticos derrotados em 2018, Fachin falou em “recessão democrática” e “escalada autoritária” do governo eleito pelo voto, mas não citou exemplos concretos da sua acusação.

Passou dos limites

Ex-procurador de Defesa das Prerrogativas, no conselho federal da OAB, Charles Dias diz que Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem, “há muito, já passou de todos os limites que a ética, a moral, e o cargo lhe impõem”

Notícia boa

O Brasil se aproxima dos 2,5 milhões de pessoas curadas da Covid-19 e a média móvel de mortes segue tendência de queda. Depois de passar 57 dias acima de mil, caiu para 964, a menor em mais de dois meses.

Recorde

Segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, o mês de julho de 2020 registrou 133.620 óbitos no Brasil, por todas as causas, e tornou-se o mês com maior número de mortes desde 2015. Quase metade dos óbitos foram por problemas respiratórios, incluindo Covid (27,7 mil).

Vida segue

Na Flórida, um dos epicentros da pandemia nos EUA, a volta às aulas já começou e 46% das famílias optaram por atividades presenciais. Mesas terão barreiras físicas, como as urnas nas eleições, e distanciamento.

Recuperação

Balanço do instituto Aço Brasil indica que a produção nacional aumentou 21,2% e as vendas internas 9,1%, em relação a junho. Os dados, diz o estudo, confirmam a trajetória de recuperação do mercado interno.

Pensando bem...

...a rendição do Estado ao poder do crime organizado do Rio de Janeiro transitou em julgado.

 
 

PODER SEM PUDOR

Governo desmoralizado

Conta o escritor Carlito Lima uma história engraçada envolvendo o jornalista Floriano Ivo Júnior, irmão do poeta imortal Ledo Ivo e assessor de Lamenha Filho, governador Alagoas nos anos 70. Um dia ele foi designado para representar o chefe numa exposição agrícola. O gesto irritou Nelson Costa, deputado patrocinador do evento e maior plantador de cana do País: “Esse governo está desmoralizado... mandar um assessor...”. Floriano não contou conversa: “Apenas o governador escolhe as solenidades para ir. Nas importantes ele mesmo vai, e nessas merdas ele me manda representá-lo...”

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!