Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

Procurador-geral: “Relatório de inteligência não é investigação criminal”

Augusto Aras, procurador-Geral da República, para quem o “dossiê” não é bem assim
20/08/2020 07:00 - Cláudio Humberto


“Relatório de inteligência não é investigação criminal”

Augusto Aras, procurador-Geral da República, para quem o “dossiê” não é bem assim

 

Sem votos, Rede ‘governa’ com a ajuda do STF

O partido Rede Sustentabilidade nada de braçadas em um Supremo Tribunal Federal (STF) disposto a criar embaraços ao atual governo. Sem votos, o Rede tem só um deputado. No caso do “dossiê”, que afinal não é “dossiê”, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), é a 8ª ação do Rede no STF que cancela prerrogativas do presidente, cassa atos, governa sem votos. O partido consegue tudo, anulando medidas provisórias e até nomeação de auxiliares, apesar de ações limitadas e de advogados não se mostram nem mesmo bons leitores de texto, na sustentação oral.

Vale até causa ruim

Além dessa história do “dossiê, o Rede anulou no STF a extinção do DPVAT, cartório indecoroso que enriquece alguns poucos empresários.

Eleito não governa?

O Rede também conseguiu do STF a suspensão do ato presidencial que transferia a demarcação de terras indígenas para a área de Agricultura.

Parceria fortalecida

Outra medida do presidente, que dispensava órgão públicos de publicar editais em jornais, também foi revertida pela parceria Rede/STF.

Consegue o que quer

O veto à MP sobre punição de agentes públicos em ações contra covid-19 e o abusivo inquérito “contra fake news” também estão nessa conta.

Apesar do pessimismo, há quem cresça na crise

Apesar das previsões catastróficas de apenas alguns meses atrás, incluindo o chute criminoso de “1 milhão de mortos no Brasil” até este mês por covid-19, a economia tem apresentado sinais importantes de recuperação, mesmo com o cenário muito desfavorável para outros setores. Apesar da pandemia, supermercados (5,4%) e farmácias e perfumarias (2,8%) devem faturar em 2020 mais que no ano de 2019.

Queda inevitável

Ainda assim, das noves atividades do varejo pesquisadas pela Fecomercio-SP, sete devem encerrar o ano com baixa nas vendas.

Pior cenário

Lojas de vestuário, tecidos e calçados lideram as perdas, com previsão de -25,2% no faturamento, em relação a 2019.

Viés de alta

O setor de materiais de construção também deve apresentar queda no faturamento (-17,6%), mas já apresentou sinais de recuperação em julho.

Protesto armado não pode

No julgamento do caso do “dossiê”, o procurador-geral Augusto Aras lembrou que a Constituição permite a livre manifestação, mas a segurança pública e até a segurança nacional ficam ameaçadas “quando pessoas armadas se reúnem em protesto político, como o grupo “antifa”.

Para a vítima, nada

O ministério público move ação para que uma blogueira irresponsável pague indenização de R$1,3 milhão a um “fundo”, por divulgar nome e endereço da menina estuprada de 10 anos. Para a garotinha, nada.

Vai entender

O Imperial College de Londres, que perdeu credibilidade ao projetar 1 milhão de mortos por covid-19 no Brasil até agosto, agora diz que a tendência é de desaceleração de infectados e de óbitos. Desconfie.

Fortaleza reduz óbitos

Mais uma má notícia para o jornalismo de funerária: Fortaleza chega a 14ª semana com tendência de queda consistente no número de mortes por covid-19. Segundo o prefeito Roberto Cláudio a capital cearense saiu do pico de 87,6 óbitos por dia, em média, para 1,1 na última semana.

Papo motoqueiro

Campeão de votos, o deputado estadual Capitão Contar (PSL) fez sua campanha em uma motocicleta por todo o Mato Grosso do Sul. “Cadê a moto?”, gritou o motociclista Bolsonaro, ao vê-lo no aeroporto terça (18).

Fundamental

O chanceler Ernesto Araújo reiterou apoio do Brasil à realização de eleição do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento nos próximos dias 12 e 13. O Brasil defende o banco reforçando o papel na recuperação econômica do continente em torno de valores democráticos.

OMS chinesa

Enquanto na Inglaterra, jovem foi multada e proibida de receber visitas por três meses após festa para 100 pessoas, o festival de música em Wuhan, origem da pandemia, na China, sequer foi criticado pela OMS.

Anote aí

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou a TAM (atual Latam) a indenizar um casal em R$20 mil por danos morais, após submeter os clientes a um atraso de 12h em voo de Nova York a Belo Horizonte.

Pensando bem...

...nada como uma pesquisa favorável e um leitão sobre a mesa para acalmar opositores.

 
 

PODER SEM PUDOR

O salário do governador

José Aparecido de Oliveira governava o Distrito Federal, em 1985, e não conseguia trabalhar com o barulho de grevistas, diante do Palácio do Buriti. “Vou lá!” decidiu, irritado. Atravessou a rua sozinho e encarou os manifestantes. “Quanto você ganha?”, provocou um deles, às suas costas. Ele se voltou, num gesto rápido, e disparou, dedo em riste: “O que você nunca vai ganhar, porque não gosta de trabalhar!” Os manifestantes caíram na gargalhada. Aparecido ganhou o respeito deles, obtendo o fim da greve e, sobretudo, daquele barulho infernal.