Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não tem truque, nem fura-teto. Tudo será feito com total transparência”

Paulo Guedes em fala sobre ajustes no Renda Brasil, pedidos por Bolsonaro
27/08/2020 05:00 - Cláudio Humberto


“Não tem truque, nem fura-teto. Tudo será feito com total transparência.”

Paulo Guedes (Economia) sobre ajustes no Renda Brasil, pedidos pelo presidente Bolsonaro

 

Casos de covid no Brasil caíram 15% este mês

Seis meses após o primeiro registro, muitos preferem se concentrar no total de casos de covid-19 no Brasil, desprezando os recuperados e ignorando dados animadores. O número máximo de pessoas infectadas no Brasil, registrado em 8 de agosto, chegou a 818,5 mil, mas esse número foi se reduzindo até os atuais 690,6 mil, uma queda de 15,6%. Além disso, o número de curados superou o número de novos casos.

Alívio nos hospitais

A média diária, que chegou a ser de 46,2 mil em julho, segue em queda e está em 37,4 mil. Essa queda de 19% mantém a esperança em alta.

O que importa

No caso dos óbitos, a queda em agosto foi de 11%. Eram 1.066 por dia no início do mês, em média, e atualmente a média é de 949.

Quadro geral

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 3,7 milhões de casos, 2,9 milhões dos quais curados, mas 117.666 pessoas perderam a vida.

Passando o Brasil

O jornalismo de funerária ficará inconsolável: já com 3,3 milhões de casos, a Índia deve superar o Brasil e assumir o 2º lugar no mundo.

Flordelis é só gratidão: está solta por causa de Maia

Apontada como mandante do assassinato do próprio marido, a deputada Flordelis é muito agradecida ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que, como ela, é parlamentar do Rio de Janeiro. A criminosa denunciada por filhos e cúmplices não está presa graças a Maia, que mantém na gaveta há 19 meses a proposta de emenda constitucional que extingue o foro privilegiado. Já aprovada no Senado, a proposta poderia ter sido votada na Câmara desde dezembro de 2018, mas Maia não permite.

Proteção vergonhosa

O privilégio de foro, que encanta o presidente da Câmara, protege e dificulta a punição de eventuais crimes cometidos por 58 mil autoridades.

Senador se revolta

Em vídeo, nesta quarta, o senador Álvaro Dias (Pode-PR), autor original da proposta, expôs sua revolta contra o presidente da Câmara.

A Câmara sou eu

Rodrigo Maia dá preferência a outras coisas, como criar em plena crise da pandemia o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em BH.

Tiro na harmonia

O ministro Luís Roberto Barroso aplicou uma sapatada gratuita em Bolsonaro, acusando-o de “defender ditadura e tortura”. Foi mais um tiro na harmonia entre os poderes. Se o objetivo era agradar a plateia do evento do instituto FHC, onde fez a referência agressiva, ele conseguiu.

Não afetou

O levantamento do Paraná Pesquisas, apontando que Jair Bolsonaro é a autoridade dos Três Poderes com a qual 43,6% mais simpatizam, foi realizado entre os dias 22 e 24, exatamente quando o presidente era muito criticado por suas palavras agressivas contra um jornalista.

Ele adora uma crise

Bolsonaro alimenta a fantasia dos que torcem pelo seu rompimento com Paulo Guedes. Ontem noticiaram até um suposto pedido de demissão do ministro. Seria “fake news” se fosse notícia positiva para o governo.

Caso único no DF

O Distrito Federal foi a única unidade da federação que não registrou seca no mês de julho, segundo o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), que mantém dados nacionais desde 2014.

Balcony de volta

O bar Balcony, o mais premiado de Brasília, frequentado por políticos, jornalistas e descolados, reabre suas portas nesta quinta-feira (27), obedecendo protocolo rígido para não favorecer o contágio de covid.  

Festeiros da desgraça

Ao citar que o Brasil passou os EUA nas mortes por 100 mil habitantes, âncora de TV disse que o Brasil está no “topo do ranking macabro”. Outra fake news impune: há nove países com números piores.

Medida anti-Covid

A Câmara dos Deputados aprovou lei para repassar R$ 4 bilhões dos pagadores de impostos às empresas de ônibus e metrô de municípios com mais de 200 mil habitantes. Com dinheiro alheio fica fácil.

Passo importante

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, que desenvolve a vacina russa contra covid, disse em live na Câmara que 100 pessoas receberam a injeção e que elas desenvolveram imunidade por 5 meses.

Pensando bem...

...fora de forma, o craque Ronaldinho Gaúcho levou seis meses para aplicar um drible nos paraguaios.

 
 

PODER SEM PUDOR

Encontro marcado

Nos anos 1970, o economista Mangabeira Unger participou de um debate do MDB. Ele é brasileiro, mas após uma temporada nos EUA adquiriu sotaque mais carregado que de turista americano. Dias depois, o deputado Marcus Cunha, do MDB, recebeu um telefonema. O sotaque inconfundível de Unger solicitava um encontro no dia seguinte, no cafezinho da Câmara. Unger também receberia telefonema de um Marcus Cunha propondo encontro no mesmo lugar. Na hora marcada, cada um quis saber o motivo do convite. “Mas foi você que me convidou”, espantou-se Unger. “Não, foi você que me ligou”, respondeu Cunha. Ali perto, saboreando um cafezinho, um deputado do Paraná se divertia com a cena. Era o saudoso brincalhão Maurício Fruet, exímio imitador de vozes.

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!