Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Deputado estadual sobre governador afastado: “Eleitores do Witzel são vítimas ou cúmplices?”

Deputado estadual Daniel José (Novo-SP) sobre o governador afastado do Rio
30/08/2020 00:00 - Cláudio Humberto


“Eleitores do Witzel são vítimas ou cúmplices?”

Deputado estadual Daniel José (Novo-SP) sobre o governador afastado do Rio, Wilson Witzel

 

STF não deixa Câmara ajustar tamanho de bancadas

A Constituição prevê que as 513 vagas na Câmara dos Deputados devem ser divididas entre estados e o DF de acordo com as populações informadas pelo IBGE no ano anterior à eleição. Mas a distribuição não foi ajustada e provoca distorções como a Paraíba ter 4 milhões de habitantes e doze deputados enquanto o Amazonas tem 4,1 milhões e apenas oito. O TSE tentou, em 2013, cumprir a Constituição, mas foi impedido justamente pelo STF, que deveria ser o “guardião” da Carta.

Estavam por cima

A pressão do PT levou o STF a declarar inconstitucional o cumprimento de artigo original da CF. O Nordeste perderia seis vagas.

Distorção grave

Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso considera essa "uma das distorções mais graves do sistema representativo brasileiro".

Pegando poeira

Em 2016, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou projeto para ajustar, mas aguarda a designação de relator há dois anos.

Possível economia

O número de deputados federais, no mínimo 8 e no máximo 70, define também o número de deputados estaduais, que pode inclusive diminuir.

TJSP e TJRJ estão entre os piores, avalia o CNJ

Dados do relatório “Justiça em Números 2020”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam que os tribunais de Justiça de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os de pior desempenho em soluções pacíficas de conflitos. Nos percentuais de conciliação, com 4,8%, o TJRJ só perde para o lanterna Goiás, com 2,8%. O TJSP está entre os últimos, com 7,6%, enquanto o de Sergipe é o de melhor desempenho, com 23%.

Prioridade ao litígio

Com 360 desembargadores, entre os quais Eduardo Siqueira, aquele que humilhou um guarda em Santos, é um dos campões em litigiosidade.

TJs bem na foto

Estão em boa posição no ranking de conciliação, além do TJ de Sergipe, Amapá (22,6%), Mato Grosso (19%), Roraima (16,7%) e Acre (16,6%).

Critérios do ranking

O ranking do CNJ leva em conta a força de trabalho, as despesas e a movimentação processual nos órgãos de Justiça, entre outros dados.

Só na hora decisiva

Bolsonaro disse ter muito trabalho e que “tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da economia”, por isso não participará de campanhas no primeiro turno. Já no segundo...

Vendendo o sofá

Lanterninha em dez de cada dez pesquisas para a prefeitura do Recife, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) achou que o problema não é sua candidatura, mas as pesquisas: contratou um instituto criado há um mês.

Não é coincidência

O Senado avalia destinar R$3 bilhões ao “Complexo Econômico e Industrial da Saúde”. Todos têm pé-atrás: a proposta é do ex-ministro da Saúde petista Humberto Costa, enrolado na máfia das ambulâncias.

Criminalidade em queda

O ano de 2018 registrou a menor taxa de homicídios no Brasil desde 2015, segundo o novo Atlas da Violência 2020. Ainda assim, foram 57.956 mortes. Dos 26 estados e DF, 24 registraram queda.

Mais polêmica

O Senado e a Câmara realizarão no início de setembro uma terceira sessão para avaliar vetos do presidente Jair Bolsonaro. Serão votados 14 vetos de 155 dispositivos de leis aprovadas no Congresso.

Casa de petroleiro

A Petrobras venderá sua participação em cinco campos de petróleo no Espírito Santo. Alvo do maior escândalo de corrupção do mundo, exige de compradores uma espécie de certificado de bons antecedentes.

Afinal, deu certo

Um dos primeiros atos do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, foi estender até dezembro os julgamentos por videoconferência. Deveria mantê-los permanentes.

Empregadores

A Comissão da Reforma Tributária vai ouvir na quarta (2) representantes das confederações nacionais dos transportes (CNT), indústria (CNI), comunicação social (CNCom), Saúde (CNSaúde) e serviços (CNS).

Pensando bem...

...com Sergio Moro demitido e Wilson Witzel afastado, está claro que lugar de juiz é mesmo na magistratura.

 
 

PODER SEM PUDOR

Proibido para ingênuos

Prefeito de São Paulo em final da gestão, no ano de 1988, Jânio Quadros pensou em Sílvio Santos para sua sucessão, e pediu ao deputado Gastone Righi para promover um almoço. Jânio foi direto ao ponto, perguntando a Sílvio se ele se relacionaria com os vereadores. “Simples”, reagiu Sílvio, e explicou: “Os vereadores foram eleitos pelo povo e como vou mandar projetos de interesse do povo, eles vão aprovar tudo. Vai ser tranquilo.” Jânio pigarreou, percebendo que tratava com um principiante: “Compreendo...” Após alguns instantes de silêncio, pediu ao anfitrião: “Gastone, meu bem, seria bom mandar servir o almoço.” E não se falou mais no assunto.

Felpuda


Partido político está vivendo processo de autofagia cá por essas bandas. Nada de ideologia ou defesa dos interesses dos filiados. O problema, segundo os mais observadores, é que lideranças não se contentaram em ter cada uma o seu pedaço e decidiram tomar conta com exclusividade do espólio, que, aliás, é regado com cifras milionárias. A legenda deverá se transformarem uma máquina de lavar, no caso, cheia de roupas sujas. E dê-lhe!