Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Senador Arolde de Oliveira: “Seria oportuno o Senado romper o silêncio”

Arolde de Oliveira (PSD) em fala sobre ‘autoritarismo’ do Supremo Tribunal Federal
09/08/2020 00:00 - Cláudio Humberto


“Seria oportuno o Senado romper o silêncio”

Senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) sobre o que classifica de ‘autoritarismo’ do STF

 

Brasil reage e pode retaliar hostilidade da Noruega

A Noruega está na mira do governo pelas hostilidades ao Brasil, sob argumentos falaciosos. A hipocrisia norueguesa é conhecida: acusa o Brasil de “destruir a Amazônia”, para pretextar o boicote aos produtos brasileiros, mas atenta gravemente contra o meio-ambiente: criou a “chuva ácida”, mata baleias, polui oceanos com a exploração predadora de petróleo e polui a Amazônia com sua Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumínio do mundo fora da China, e com outra mineradora, a Albrás.

Cinismo nórdico

Com impressionante folha corrida de poluição, a Noruega agora boicota a carne brasileira para “protestar contra a devastação da Amazônia”.

Reis da hipocrisia

Para a ministra Tereza Cristina (Agricultura), o Brasil deve mostrar que a Noruega “prega uma coisa e faz outra”. Principalmente fora da Noruega.

Retaliações a caminho

Não estão descartadas retaliações, entre as medidas em estudo contra países que usam informações distorcidas para prejudicar o Brasil.

Crimes ambientais

O Brasil deveria fechar as mineradoras norueguesas na Amazônia, após a descoberta de poluição de rios por soda cáustica e metais tóxicos.

Surpresa! ‘Antifascistas’ adotam práticas fascistas

Alvo de suposto dossiê a área de inteligência do governo federal, o grupo autointitulado “Antifascista”, ou simplesmente “Antifa”, é um movimento desorganizado e violento de extrema esquerda, que nasceu nos anos 1960 na Europa e ganhou popularidade recente nos EUA. Ativistas se concentram em combater, até com violência e quebradeira, autoridades que consideram “de direita”. Exatamente como os “camisas negras”, os verdadeiros fascistas, agiam na Itália do fascistão Benito Mussolini.

Anarquista

A ADL, principal organização “anti-ódio” dos EUA, que define o que são grupos de ódio, classifica o Antifa apenas como “anarquista”.

Violência e danos

A ADL explica que “antifa” não tem organização central, mas ao menos reconhece “tendência a protestos violentos, danos à propriedade” etc.

É realidade

O “antifa” virou piada na internet, após ganhar notoriedade nos recentes protestos contra o racismo nos EUA. Mas é um movimento real.

As causas de Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, saiu em defesa do secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, preso sob a acusação de receber propinas. Dias antes, defendeu o tucano Geraldo Alckmin.  

MPF vai aderir

O procurador geral da República, Augusto Aras, não participou da cerimônia de criação do “balcão único dos acordos de leniência”, do qual participam TCU, CGU e AGU, alegando que ainda precisava acertar alguns ponteiros, mas garantiu que o MPF não ficará de fora.  

Autoritarismo que dura

A revelação de André Mendonça (Justiça) de que a Dilma fez dossiê contra o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), fundador do MBL, “mostra o caráter totalitário do governo petista”, diz. Ele promete ir à Justiça.

Viva a democracia

Após conferência com os colegas dos EUA, Índia, Israel, Coreia do Sul e Austrália, o chanceler Ernesto Araújo disse que discutiu maneiras para que, no pós-Covid, o mundo seja mais próspero e com mais liberdade.

Bolsonaro em Sergipe

Bolsonaro aceitou convite do deputado Laércio Oliveira (PP-SE), relator da Lei do Gás, para ele “a base do choque de energia barata”, e vai a Aracaju no dia 17 inaugurar o primeiro terminal de GNL privado do País.

Relojoaria do bem

Viralizou o vídeo do pequeno comerciante de Catalão (GO) diante de um menino de 10 anos, cadeira de engraxate pendurada nas costas, desejando um relógio de R$29,90 na vitrine. Na mão, notas amassadas, economizadas com sacrifício. Queria presentear o pai. O homem da PC Relojoaria lhe deu o relógio e uma bela lição sobre o valor do trabalho.

Mudança no Supremo

O ministro Luiz Fux assumirá a presidência do STF em setembro, no lugar de Dias Toffoli, e ficará no cargo até setembro de 2022, quando chegará a vez de sua vice-presidente, Rosa Weber, presidir a Corte.  

Na ponta da língua

Pela segunda semana consecutiva, o deputado Osmar Terra (MDB-RS) foi a autoridade pública ou político a mais mencionar o covid-19, nas redes sociais. Foram 60 menções desde o dia 1º.

Pensando bem...

...a pandemia gerou uma megacrise, inclusive eliminando empregos, mas não produziu mais estragos que os governos Dilma.

 
 

PODER SEM PUDOR

Confusão de nomes

A célebre viagem do deputado potiguar Antônio Bilu ao Rio tem outra versão, tão verossímil quanto engraçada. Ao desembarcar, ele ordenou ao taxista que o levasse ao Hotel “Zero Quilômetro”, referindo-se ao Hotel OK. “Senador Dantas?”, perguntou o motorista, numa alusão à rua do hotel. O passageiro respondeu: “Não, deputado Antônio Bilu.”

Felpuda


Os bastidores fervem com a ciumeira que vem acontecendo em alguns municípios, onde determinados candidatos estariam sendo mais prestigiados que outros depois das alianças que foram formalizadas nas convenções. As queixas só aumentam, e as lideranças partidárias já não sabem o que fazer, temendo a possibilidade de que a vitória vá para o ralo. A bronca maior está entre integrantes das chapas puras de vereadores que se coligaram na majoritária. E salve-se quem puder!