Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLAUDIO HUMBERTO

“Quem aplaude hoje, pode ser alvo amanhã”

Deputado Alceu Moreira (MDB-RS) sobre a censura e bloqueio de contas de redes sociais por determinação do STF
26/07/2020 06:00 - Cláudio Humberto


“Quem aplaude hoje, pode ser alvo amanhã”

Deputado Alceu Moreira (MDB-RS) sobre a censura e bloqueio de contas de redes sociais por determinação do STF

Briga com TCU precipitou queda de Novaes do BB

A gota d’água da queda do presidente do Banco do Brasil foi o conflito que ele criou com o Tribunal de Contas da União (TCU), que o Planalto considerou desnecessário, no momento em que o presidente Jair Bolsonaro tenta melhorar as relações com as instituições. Após o TCU recomendar a suspensão dos anúncios do BB em sites bolsonaristas, o banco cancelou toda a publicidade digital, como uma forma marota de pressionar os ministros. A manobra foi imediatamente percebida.

Alegação de prejuízos

Sem anúncios, caíram os negócios e, no recurso à decisão do STF, o BB reclamou de “prejuízos ao banco”. Pegou muito mal no TCU.

Decisão gerou perdas

No agravo, o banco presidido por Rubem Novaes reclamou da redução em um terço das contratações de cartões de crédito e contas digitais. 

Manobra irritou o TCU

A manobra do presidente do BB irritou os ministros do TCU. “Cretinos!”, exclamou um deles, indignado, em conversa com esta coluna.

Touro sem controle

O ministro Paulo Guedes, que nomeou Novaes, reclamava que ele não enfrentava o corporativismo no BB, “que não é estatal e nem privado”. 

ANS esfola por aqui, os EUA ajudam os segurados

Seguradoras de saúde dos EUA têm isentado clientes das mensalidades durante a paralisia da economia pela pandemia, por saberem dos efeitos econômicos avassaladores do isolamento. Os clientes continuam cobertos e não precisam pagar retroativamente. Bem diferente da Agência Nacional de Saúde (ANS) aqui no Brasil, que entrou na Justiça para que as operadoras “parceiras” não fossem obrigadas nem mesmo a pagar pelos exames de covid-19.

Um brasileiro

O bom exemplo foi revelado por um brasileiro que trabalha com turismo na Flórida, surpreso com a sensibilidade na meca do capitalismo.

Veículos idem

Gigantes do ramo de veículos, Geico e Allstate, dependendo do caso, suspenderam os pagamentos ou os cancelamentos por inadimplência.

ANS e associados

No Brasil, a Justiça obrigou os planos a pagar testes de coronavírus. O recurso contra a decisão, surpreendendo a todos, foi feito pela ANS.

PSDB=PT

Com José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves na mira da Lava Jato, o ex-gigante PSDB se nivela ao PT, seu nêmeses das últimas décadas: os candidatos presidenciais na mira da polícia. E declínio político.

Temer lacrador

O ex-presidente Michel Temer não caiu na armadilha para que ele criticasse a presença de militares no governo. “Não faço distinção”, disse ele, “a política é que não pode entrar nos quartéis”. Lacrou.

Silêncio cúmplice

O ex-prefeito João da Costa, que entrou e saiu da prefeitura invicto de “visitas” da Polícia Federal, e Jairo Brito, ambos vereadores do PT, ainda não explicaram o silêncio sobre as denúncias contra o prefeito.

Ousadia e criatividade

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, fez uma parceria ousada com o Flamengo, na sua estratégia de expansão nacional do banco do governo de Brasília. A parceria fez o banco valorizar mais de 400%.

Agilidade pandêmica

O governo federal acelera a vendas de imóveis. É talvez a maior imobiliária do mundo União. A expectativa da Secretaria de Patrimônio é arrecadar até R$30 bilhões em três anos de pregões eletrônicos”.

Não é repeteco

Na série de pesquisas eleitorais este ano, desde fevereiro, o candidato democrata Joe Biden nunca esteve atrás de Donald Trump no cenário nacional, assim como em 2016, contra Hillary Clinton. A diferença em 2020 é que Trump agora está atrás nas pesquisas em estados-chave.

Sabotagem interna

Coleguinhas que ajudaram a destruir a imagem do Brasil no combate à pandemia, no exterior, culpam essa imagem pela não realização do GP de F1, entre outros eventos que trariam dinheiro para nossa economia.

À frente do seu tempo

Muitos criticaram Dilma quando ela cogitou “estocar vento”, mas a ex-presidente provou estar à frente do seu tempo. Chineses anunciaram que realizaram o sonho da petista, por meio da compressão do ar.

Pensando bem...

...pela demora, ainda bem que é só uma reforma tributária e não uma construção inteira.

PODER SEM PUDOR

Homenagem ao caráter

Amigo Na campanha de 1994, o deputado mineiro Paulo Heslander (PTB) visitou o povoado de São José dos Rosas e procurou o apoio do chefe político local. Mas Divino se desculpou: “já tenho candidato”. O deputado lamentou: - Ah, que pena. Ia oferecer-lhe um carro zero em homenagem a seu caráter. Divino arregalou os olhos e gritou lá para os fundos da casa: - Mulher, faça aí um cafezinho e traga um bolo aqui pro deputado! No comício, Divino fez um discurso emocionado pedindo votos para Heslander. No final, o deputado já ia embora quando Divino lembrou: - E o carro zero? - Ora, meu amigo, aquilo foi uma brincadeira... Ele ficou revoltado, mas era tarde: Heslander foi o mais votado no povoado.

 
 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Candidato a prefeito de cidade do interior foi buscar “inspiração” para elaborar seu programa de governo.

Assim, não se fez de rogado em beber da fonte de prefeito que tenta a reeleição em município da Bahia.

O dito-cujo cá dessas bandas copiou as propostas e vinha as apresentando como sendo de sua autoria.

A população já descobriu o plágio e ainda aguarda uma explicação.

Se não houver, as urnas certamente a darão.